ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 ocorre no próximo domingo (03), para 4,3 milhões de inscritos confirmados. Ao todo, são cerca de 10 mil salas de aplicação em 1.753 municípios de todos os estados e o Distrito Federal. Além disso, aplicação do exame envolve cerca de 9 milhões de provas impressas, 18 cadernos de provas diferentes e mais de 300 mil colaboradores.
“É uma operação realmente gigantesca. Chega a ser impressionante os recursos que se mobilizam em todo o país. Tudo é feito com um objetivo único: assegurar que todos tenham condições de fazer o Enem na data programada, no local programado para realizar seus sonhos e as suas aspirações na educação brasileira”, afirmou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, ao programa A Voz do Brasil desta terça-feira (29).
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Confira a entrevista completa aqui.
Neste ano, o Enem teve 4.325.960 de inscrições confirmadas. O número representa um aumento de quase 10% em relação a 2023. De acordo com o presidente do Inep, houve um esforço concentrado para trazer os alunos que estão terminando ensino médio para a participação no exame.
“Uma boa parte desses novos inscritos vieram dos que estão concluindo o ensino médio esse ano. Houve um esforço muito grande do ministério da Educação, de entrarmos em contato com todas as secretarias de educação, mobilizarmos os secretários e, com isso, conseguimos chegar às escolas. Isso para não falar no Pé-de-Meia que também vem sendo uma política muito bem sucedida para levar o estudante até o final do ensino médio e, portanto, com condições de participar do Enem, além de um incentivo específico para participar da prova e, assim, postular seu ingresso na educação superior”, explicou Palacios.