Cuiabá, 28 de Fevereiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,87
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2025, 08:15 - A | A

27 de Fevereiro de 2025, 08h:15 A- A+

Geral / PRECARIEDADE E INSEGURANÇA

Moradores denunciam escuridão e acúmulo de lixo na Praça Cultural da Morada do Ouro em Cuiabá

A comunidade da Morada do Ouro cobra das autoridades municipais medidas urgentes para a revitalização do espaço, priorizando a instalação de uma iluminação eficiente e a regular manutenção dos equipamentos de coleta de lixo

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Os moradores do bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, estão insatisfeitos com as condições da Praça Cultural, localizada na rua Deputado Milton de Figueiredo. A falta de iluminação adequada e o acúmulo de lixo nas lixeiras têm sido motivos de reclamação frequente da comunidade.

Segundo os relatos dos residentes, repassados à equipe do Portal O Fato News (FTN BRASIL), a deficiência na iluminação não só compromete a estética do local, como também gera insegurança, sobretudo durante a noite, quando o espaço deveria servir como ponto de encontro e lazer para a população. A situação se agrava com a presença de lixo acumulado, que, além de afetar o aspecto visual da praça, contribui para a proliferação de insetos e aumenta o mau cheiro na região.

"Esta praça está abandonada. Muito lixo acumulado, mato nos canteiros e os bancos quebrados. Sem falar nos moradores de rua que ficam por aqui de noite fazendo bagunça e deixando o ambiente ainda mais sujo", declarou Emanoel Carlos, morador do bairro.

Ele também destacou que o problema do lixo é agravado pelo descarte inadequado. "A gente sabe que o lixo é parte culpa da população. As lixeiras constantemente transbordam, e as pessoas continuam jogando até no chão, o que contribui para a proliferação de insetos e mau cheiro. A gente quer que as autoridades responsáveis venham ver a situação da praça", completou.

Além da sujeira e do abandono, a segurança também preocupa quem frequenta o local, principalmente no período noturno. Uma funcionária do mercado da região relatou os riscos que enfrenta ao passar pela praça.

"Durante a noite, quando a gente passa pela praça para pegar o ônibus, fica totalmente escuro. Não tem iluminação pública próxima do ponto e nem na praça. Eu já presenciei pessoas fazendo sexo aqui no palquinho da praça, à vista de todo mundo, sem vergonha na cara. Além disso, a gente sai às 22h do serviço para pegar o ônibus, e eu e minhas colegas já fomos surpreendidas por assaltantes. Tem vários outros relatos de roubos, principalmente no fim de semana, quando a movimentação é menor", relatou a mulher.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: O Fato News (FTN Brasil)

A comunidade espera que as autoridades municipais adotem medidas urgentes para a revitalização do espaço, priorizando a instalação de uma iluminação eficiente e a regular manutenção dos equipamentos de coleta de lixo. Os moradores destacam que a praça é um importante ponto de passagem e convívio social, e melhorias na infraestrutura poderiam contribuir para a segurança e o bem-estar de todos.

Prefeitura prioriza limpeza e infraestrutura em Cuiabá

No início desta semana, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, declarou à imprensa que sua gestão está focada em ações voltadas à pavimentação asfáltica, limpeza da cidade e combate às arboviroses, como dengue e chikungunya.

"A cidade está cheia de buracos, cheia de mato, dengue, chikungunya, e eu vou me preocupar se vou ou não gastar dinheiro com Carnaval? Não vou gastar dinheiro com Carnaval agora, vou gastar o dia em que a cidade estiver ok", afirmou Brunini.

Em uma iniciativa que reforça o compromisso com a melhoria da infraestrutura urbana, a prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, deu início a uma grande operação de tapa-buracos ao longo de toda a extensão da Avenida Curió, no bairro CPA IV.

O mutirão prioriza os pontos mais críticos da via, principalmente aqueles que oferecem maior risco para motoristas e pedestres, e é realizado mesmo diante de desafios climáticos, como as chuvas recorrentes, que dificultam a aplicação do asfalto, que necessita de condições secas para sua efetividade.

Os serviços incluem o recapeamento das ruas e a aplicação de manta asfáltica, um processo que melhora a aderência da via, prolonga sua durabilidade e oferece mais segurança aos condutores. Durante as obras, as equipes técnicas preparam o material e realizam o rastelamento do solo para garantir melhor adesão, contando com caminhões-caçamba e máquinas especializadas para assegurar um serviço de qualidade.

Além do CPA IV, os trabalhos da operação tapa-buracos também estão em andamento no bairro Pedra 90.

A programação dos serviços é definida com base nas demandas mais urgentes, recebidas através do canal ZapObras, via WhatsApp, no número (65) 9 9216-0484.

Veja os vídeos da Praça Cultural da Morada do Ouro:

Álbum de fotos

Foto: Paula Valéria/ O Fato News (FTN Brasil)

Foto: Paula Valéria/ O Fato News (FTN Brasil)

Foto: Paula Valéria/ O Fato News (FTN Brasil)

Foto: Paula Valéria/ O Fato News (FTN Brasil)

Foto: Paula Valéria/ O Fato News (FTN Brasil)

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation