Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,05
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Quarta-feira, 21 de Agosto de 2024, 16:40 - A | A

21 de Agosto de 2024, 16h:40 A- A+

Geral / PRIMEIRA FASE

Obras no Portão do Inferno vão começar sem interdição do trânsito na MT-251

Empresa começará com execução de serviços ambientais, sem utilização de máquinas. Interdições serão informadas com pelo menos 7 dias de antecedência

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

As obras de retaludamento no Portão do Inferno, na rodovia MT-251, começarão na próxima quarta-feira, dia 28 de agosto. Os trabalhos iniciais incluirão serviços de controle ambiental e limpeza do terreno, e não haverá interdição do trânsito nos primeiros dias de execução das obras.

Essas medidas de controle ambiental são em conformidade com as exigências do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As atividades previstas incluem o resgate de espécies da flora local e a retirada de animais da área onde as obras serão realizadas.

Após a fase inicial, que inclui o controle ambiental e limpeza do terreno, o próximo estágio das obras de retaludamento no Portão do Inferno será a limpeza manual da vegetação local. Esta abordagem evita o uso de máquinas, o que é uma prática comum para reduzir o impacto ambiental.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

O passo seguinte será a abertura do caminho de serviço, que visa facilitar o acesso às áreas que passarão por intervenção. A fase principal das obras envolverá a retirada do maciço rochoso da curva do Portão do Inferno e a criação de taludes. Esses taludes são uma série de cortes em degraus que ajudam a prevenir deslizamentos de terra e proporcionam maior estabilidade ao terreno.

Durante todo o processo, serão implementados programas ambientais conforme as licenças e orientações emitidas pelos órgãos federais, garantindo que as intervenções respeitem as normas e minimizem os impactos ao meio ambiente.

Mesmo sem a interdição na pista, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) orienta os motoristas a redobrar a atenção no trecho a partir da próxima quarta-feira, reduzindo a velocidade e seguindo a sinalização de trânsito no local.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation