PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Na manhã de terça-feira (21), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cuiabá realizou sua primeira reunião extraordinária, presidida pela vereadora Michelly Alencar (UB), com a participação dos vereadores Alex Rodrigues (PV) e Ilde Taques (PSB). Foram definidas as primeiras ações da Comissão para os próximos dias no mês de janeiro.
A comissão presidida pela vereadora Michelly Alencar, definiu como foco inicial o fortalecimento das ações em saúde mental, alinhando-se à campanha Janeiro Branco. O principal objetivo é aumentar a conscientização sobre transtornos mentais, como depressão, transtorno de ansiedade e transtorno bipolar.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Durante o encontro, foram definidas ações prioritárias para o mês de janeiro, com foco em duas áreas principais:
Saúde Mental
- Investimentos e Conscientização: A Comissão buscará recursos para a saúde mental, alinhando-se à campanha Janeiro Branco, que visa aumentar a conscientização sobre transtornos mentais como depressão, ansiedade e transtorno bipolar.
- Visitas às Unidades de Saúde: Os vereadores realizarão visitas às unidades de saúde para avaliar o atendimento aos pacientes, os encaminhamentos realizados e as necessidades estruturais dessas unidades.
- Reestruturação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs): Será analisada a reestruturação dos CAPs para melhorar o atendimento e a infraestrutura desses centros.
Combate à Dengue
A Secretaria Municipal de Saúde anunciou a reativação do comitê devido ao aumento de 60% nos casos de dengue em comparação ao mesmo período do ano anterior. A Comissão discutirá medidas para enfrentar o aumento de casos de dengue, zika e chikungunya em Cuiabá.
Durante a sessão, o vereador Alex Rodrigues destacou a falta de manutenção em veículos da Unidade de Vigilância em Zoonoses e a escassez de carros para os agentes de endemias. O parlamentar afirmou que 13 veículos estão parados no pátio por falta de manutenção e que os agentes de endemias possuem apenas um carro para realizarem os trabalhos.
Os parlamentares definiram que vão levar essas demandas para a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio. O objetivo é saber se existe um planejamento para as pautas apresentadas durante a Comissão.