PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) e a Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá realizaram uma reunião, na quarta-feira (08), para alinhar ações de continuidade do Programa Vigia Mais MT no Mercado do Porto, um dos principais polos comerciais e turísticos da capital.
Estiveram presentes na reunião o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Fernando Augustinho, representantes da equipe do Programa Vigia Mais MT, e o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Felipe Corrêa.
No Mercado do Porto, que recebe mais de 100 mil visitantes mensalmente, serão instaladas 21 câmeras distribuídas nas entradas, estacionamento e ruas laterais. A expectativa é que a ampliação do sistema de vigilância proporcione maior tranquilidade para comerciantes, clientes e turistas.
Durante a reunião, o secretário Felipe Corrêa a ressaltou a urgência de avançar na instalação das 21 câmeras de segurança já entregues pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) à antiga associação responsável pela administração do mercado.
"O município tem urgência em prosseguir com a instalação das 21 câmeras já entregues pela Sesp à associação que administrava o espaço", afirmou Felipe Corrêa.
Ele também mencionou que, além dos equipamentos previstos no primeiro termo de cooperação, firmado no primeiro semestre de 2023, espera contar com o apoio da Sesp para ampliar o número de câmeras, melhorando a segurança no entorno e na área interna do mercado público.
“Sabemos da importância e defendemos o emprego da tecnologia de videomonitoramento na segurança. No caso do Mercado do Porto, acreditamos que vai garantir tranquilidade a todos, a quem trabalha e faz compras ou visita o local em momentos de lazer”, destacou Felipe Corrêa.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
O secretário de Integração da Sesp, coronel Fernando, disse que a Sesp quer ver as câmeras instaladas e interligadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), e sinalizou positivamente para a possibilidade de ampliação do número de equipamentos, colocando a equipe do Vigia Mais à disposição da prefeitura para orientação e assessoramento técnico.
O secretário de Integração Operacional da Sesp, coronel Fernando, reforçou o compromisso da Secretaria de Segurança Pública com o avanço das ações no Mercado do Porto. Ele destacou a importância de que as 21 câmeras de segurança já entregues sejam instaladas e interligadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), assegurando monitoramento em tempo real e uma resposta mais ágil às ocorrências.
Além disso, o coronel sinalizou de forma positiva a possibilidade de ampliação do número de câmeras, atendendo à solicitação da prefeitura. Ele colocou a equipe do Programa Vigia Mais MT à disposição para prestar orientação e assessoramento técnico, garantindo que os novos equipamentos sejam integrados de maneira eficiente e contribuam para a segurança do entorno e da área interna do mercado público.
Para o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri, a visita do secretário Felipe Corrêa à Sesp demonstra preocupação e um início de mudança na gestão municipal em relação aos investimentos em tecnologia feitos pelo governador Mauro Mendes para a segurança da população cuiabana. Roveri lembrou que Cuiabá é uma das únicas prefeituras que estavam de fora do programa Vigia Mais MT, mesmo sendo a que tem direito, proporcional à população, ao maior número de câmeras.
Para Cuiabá, citou o secretário, está prevista a entrega de cerca de 4.800 câmeras, porém, menos de 1.000 foram instaladas, e todas essas por meio de cooperação com instituições e empresas privadas. Ele cita como exemplo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a associação dos empresários do Distrito Industrial.
Da reunião, também participaram o coordenador de Sistemas e Telecomunicação da Sesp, tenente-coronel Raul Castro de Oliveira, e os policiais Leandro Alves e Wagner de Brum Machado, ambos da equipe do Vigia Mais MT.