Cuiabá, 19 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,41
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Sexta-feira, 03 de Novembro de 2023, 14:22 - A | A

03 de Novembro de 2023, 14h:22 A- A+

Geral / GUERRA ISRAEL-HAMAS

Tanques, míssil com helicóptero e drones: conheça o poderio de armamento militar utilizado pelo Irã

Regime dos aiatolás fez "massivo ensaio militar" em que demonstrou, por terra e ar, seu poderio de armamento

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Com dois dias de duração, o exercício militar, chamado de Eghtedar 1402, mostrou a capacidade de reação do Irã. No último final de semana, os soldados do Irã, realizaram um "massivo treinamento militar", em que demonstrou, por terra e ar, seu poderio de armamento. O Irã é apoiador da organização de terroristas do Hamas, grupo extremista que invadiu Israel no início de outubro e desencadeou uma guerra sem precedentes. Hamas é considerado um grupo extremista por vários países e organizações, incluindo os Estados Unidos, a União Europeia e Israel. 

O Irã tem investido em seu setor militar e exibido suas capacidades ao longo dos anos, especialmente em relação a equipamentos, veículos de guerra e mísseis. As demonstrações de poder militar são frequentemente usadas para mostrar a capacidade de defesa e dissuasão de um país, bem como para enviar mensagens políticas a outros estados. 

O uso de helicópteros para transporte de veículos de guerra e disparos de mísseis é uma demonstração de suas capacidades em mobilidade e força de fogo. Além disso, exibiu centenas de tanques, capazes de fazer invasões no território inimigo.

Reprodução: Agência de Notícias Irna

Treinamento militar Irã

O general Kioumars Heidari, do Exército do Irã, avisou que "tem o dedo no gatilho" para responder a qualquer ameaça no menor espaço de tempo possível.  As declarações como "tem o dedo no gatilho" são frequentemente usadas para fins de dissuasão e como uma demonstração de força.

O comandante da Força disse que 200 helicópteros, com equipamentos de visão noturna, já estão prontos para atingir os alvos. "O ensaio é uma mensagem de paz e amizade, especialmente aos países vizinhos, e projeta o poder da República Islâmica do Irã aos inimigos", disse o general Heidari.

O Irã informou que testou, com sucesso, um míssil disparado do ar, instalado em um helicóptero comum. O disparo, segundo os aiatolás, acertou em cheio um alvo a 30 km de distância. O míssil conta com um sistema de guia por GPS, e o piloto possui total controle do artefato depois do lançamento. O míssil, chamado Heidar, tem 3 metros de comprimento, pesa 40 kg, carrega cerca de 2 kg de bombas e pode acertar um alvo a 200 km de distância. O Heidar pode destruir blindados e trincheiras de concreto.

Reprodução: Reuters

reuters-treinamento-militar-ira-ameaca-eua-1500-01112023103358602.jpeg

Os drones de Teerã também foram destaque no treinamento militar. No segundo dia de ensaio, os veículos não tripulados Ababil-4 despejaram bombas Qaem-5 diretamente nos alvos. Os drones acertaram posições inimigas a cerca de 7 km de distância depois de um voo de 60 km. Eles carregam as bombas Qaem-5, um tipo de explosivo leve que pode ser embutido facilmente. 

Essas bombas têm sensores termais e a laser, que conseguem destruir alvos a 7 km de distância.

Reprodução: Escritório do Exército do Irã/AFP

afp-treinamento-exercito-ira-ameacas-estados-unidos-1500-01112023103804117.jpeg

Os mísseis Shafaq, Almas e Dehlaviyeh são parte do arsenal de mísseis do Irã. O lançador de mísseis guiados a laser de braço duplo Dehlaviyeh, instalado em veículos blindados de transporte de pessoal, é um exemplo de como o Irã está modernizando seu equipamento militar. A capacidade de instalar mísseis em veículos blindados pode torná-los mais versáteis e letais em situações de combate.

Reprodução: Escritório do Exército do Irã/AFP

afp-treinamento-exercito-ira-ameacas-estados-unidos-1500-01112023103802887.jpeg

Reprodução: Escritório do Exército do Irã/AFP

afp-treinamento-exercito-ira-ameacas-estados-unidos-1500-01112023103800595.jpeg

Especialistas do Irã ampliaram o alcance das versões terrestre e aérea do míssil Dehlaviyeh de 5,5 km para 8 km. O míssil Almas, que está emparelhado com um sistema automático de controle de fogo, pode atingir diferentes alvos em um alcance de 8 km. A versão aérea do Almas é montada em helicópteros Bell Cobra 209 e drones de combate.

Reprodução: Reuters

reuters-treinamento-militar-ira-ameaca-eua-1500-01112023103356197.jpeg

Por fim, a versão aérea do míssil Shafaq. A capacidade da versão aérea do míssil de transportar uma ogiva de 50 kg e ter um alcance de 20 km é um exemplo do desenvolvimento de mísseis ar-ar ou ar-superfície que podem ser usados para destruir alvos em uma variedade de cenários. Esses mísseis são projetados para fins defensivos e ofensivos e fazem parte da estratégia militar do Irã.

A demonstração de aeronaves de transporte na exibição do Irã também é significativa, uma vez que as aeronaves de transporte desempenham um papel importante no apoio logístico e na mobilidade de tropas e equipamentos militares.

Reprodução: Reuters

reuters-treinamento-militar-ira-ameaca-eua-1500-01112023103357191.jpeg

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation