PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A presença do estande da Prefeitura de Cuiabá, na Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) deste ano, no Centro de Eventos do Pantanal, reafirma o compromisso de valorizar e promover o turismo, a cultura e a culinária local, mostrando o que a cidade tem de melhor para oferecer aos visitantes. A participação na feira foi um sucesso e contribuiu para fortalecer a identidade e a imagem de Cuiabá como destino turístico.
Além da decoração irreverente e composta por elementos da cuiabania, entre oratórios, cristaleira, pilão, canoa e painel instagramável com imagens da igreja de São Benedito e Vila Cuiabana, estiveram entre os pontos que mais chamaram a atenção dos participantes para Cuiabá, nos quatro dias de evento - dia 30 de maio a 2 de junho, a participação das artesãs Julia Rodrigues e Oziane Rodrigues, que moldaram presencialmente peças de cerâmica e artefatos da fauna pantaneira, tais como araras, tucanos, tuiuiús, joão-de-barro, entre outros.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
A Secretaria de Turismo também escolheu para abrilhantar o evento a Comadre Sebastiana, ícone da cultura local, e a cuiabana e Miss Plus Size Mato Grosso e Brasil, e ainda candidata a Miss Universo, Nathalia Viana.
Na culinária, além das opções típicas como Maria Izabel com farofa de banana, paçoca de pilão, chips de banana verde e guaraná ralado, Cuiabá trouxe o grande sucesso do Festival da Pamonha apresentado em rede nacional no Programa É de Casa, o Caldo de Quenga.
Conforme o secretário de Turismo, Lincoln Tadeu Sardinha Costa, cada detalhe apresentado na FIT foi pensado para levar o melhor de Cuiabá para o mundo.
“A feira é internacional e nós pensamos em cada detalhe que pudesse proporcionar aos visitantes o verdadeiro significado do que é Cuiabá. Por isso, trouxemos artesãos para mostrar nossa arte ceramista, a Comadre Sebastiana que representou nossa cultura e regionalidade de forma única, Nathalia Viana que é uma cuiabana que irá nos representar internacionalmente nos próximos dias, e nossa culinária inconfundível que ganhou o Caldo de Quenga como novo integrante. Tudo isso foi para deixar o gostinho de quero mais e o sucesso de visitação demonstrou que fomos felizes com nossas escolhas. Só gratidão a todos”, enfatizou o secretário.
A Secretaria também apresentou vídeos sobre a evolução estrutural de Cuiabá e fez exposição de peças artesanais produzidas por alunos da Comunidade Coxipó do Ouro através do Projeto Turis Amando Cuiabá, desenvolvido pela pasta para fomentar o turismo local.
Além disso, a equipe da Prefeitura de Cuiabá presente na FIT Pantanal também promoveu ações de divulgação dos atrativos turísticos da cidade, como o Centro Histórico, o Mercado Municipal, o Parque Mãe Bonifácia, o mirante da Chapada dos Guimarães e as tradicionais festas cuiabanas, como o São Benedito e a Festa de São Gonçalo. Também foram distribuídos materiais informativos sobre os pontos turísticos, eventos culturais e opções de lazer em Cuiabá.