ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
A campanha de vacinação contra a influenza na região Norte foi encerrada, no último sábado (26), com 1.694.133 doses aplicadas. O Ministério da Saúde investiu mais de R$ 112 milhões para a compra de 6,5 milhões de doses da vacina influenza trivalente, que protege a população dos principais vírus em circulação no Brasil. Com início no dia 2 de setembro, a campanha priorizou grupos de risco como idosos, gestantes, puérperas, crianças, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades. Cerca de 119,3 mil indígenas que vivem na região também foram vacinados.
Desde o ano passado, a estratégia de imunização contra a gripe nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins passou a acontecer no segundo semestre, devido às particularidades climáticas da região e a sazonalidade da doença.A vacina influenza ajuda não apenas na proteção dos brasileiros, mas também na redução dos atendimentos e internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Além da gripe, outras doenças respiratórias, como a covid-19, sobrecarregam as unidades de saúde. Por isso, a vacinação é o método mais recomendado na prevenção de doenças.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
De acordo com as diretrizes do Programa Nacional de imunização (PNI), as doses contra a gripe podem ser administradas com outros imunizantes. As crianças vacinadas pela primeira vez devem tomar 2 doses, com intervalo mínimo de 30 dias. Existem quatro tipos de vírus da influenza com potencial de transmissão: A, B, C e D. Os dois primeiros são os responsáveis por epidemias sazonais. As grandes pandemias são ocasionadas pelo Influenza A.
Considerando o benefício que a vacinação pode proporcionar, o Ministério da Saúde informa que a vacina influenza estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) enquanto durarem os estoques.