JUNIO SILVA
DO METRÓPOLES
Donald Trump voltou a comentar o polêmico plano para o futuro da Faixa de Gaza e afirmou que palestinos não poderiam retornar ao enclave palestino caso o desejo de “liberar” o local se torne realidade.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
A declaração do presidente dos Estados Unidos foi divulgada pela Fox News nesta segunda-feira (10).
O que está acontecendo
-
Há algumas semanas, Donald Trump tem falado sobre limpeza e reconstrução da Faixa de Gaza. Os planos do presidente dos EUA para o local, no entanto, incluem expulsão de palestinos de seus lares para outros países.
-
A ideia do presidente norte-americano já foi rejeitada por diversos países árabes e outros governos mundiais. A ONU já chegou a afirmar que realocar palestinos seria “limpeza étnica”.
-
Apesar das críticas, Trump continua com a retórica de ocupar e reconstruir Gaza. A Casa Branca, no entanto, afirma que o líder norte-americano fala apenas em “realocação temporária”, enquanto o local é reconstruído.
Em entrevista à emissora norte-americana, que irá ao ar à noite, Trump afirmou que palestinos terão “casas muito melhores”, caso a população de Gaza seja expulsa de seus lares.
Por isso, eles não poderão retornar ao enclave, que tenta se reerguer após uma guerra entre Israel e Hamas que devastou a região.
“Construiremos comunidades seguras, um pouco longe de onde eles estão, onde está todo esse perigo”, declarou Trump à emissora dos EUA.
Um dia antes, o presidente norte-americano chegou a falar em comprar a Faixa de Gaza e distribuir o território para alguns países do Oriente Médio, que seriam responsáveis pela reconstrução do local. Na ocasião, ele acrescentou que palestinos poderiam retornar aos seus lares caso renegassem o terrorismo.