DA CNN
O novo encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Gabriel Escobar, reuniu-se nesta segunda-feira (4) com a assessoria especial internacional da Presidência da República no Palácio do Planalto.
O encontro foi considerado pelo governo como uma abertura oficial de diálogo do governo Lula com a administração de Trump em meio a divergências entre ambos e o interesse da Casa Branca de taxar produtos de outros países.
Fontes garantem que não trataram desse assunto, mas que sinalizaram um ao outro o interesse de construção de diálogo entre os governos.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
O encontro foi pedido pela Embaixada dos Estados Unidos.
Escobar foi nomeado para o cargo no dia 21 de janeiro de 2025.
Segundo a própria embaixada, antes de servir no Brasil, ele foi subsecretário adjunto responsável pela política para os países dos Bálcãs Ocidentais e o Escritório de Imprensa e Diplomacia Pública no Gabinete de Assuntos Europeus.
Anteriormente, serviu como ministro conselheiro em Belgrado, coordenador para Assuntos Cubanos no Gabinete de Assuntos do Hemisfério Ocidental (2017-2018); ministro conselheiro em La Paz, Bolívia, (2014 -2017); cônsul-geral no Consulado Geral dos EUA em Peshawar, Paquistão, (2013-2014), e líder da Equipe de Reconstrução Provincial dos EUA em Kirkuk, Iraque, (2009-2010).