Cuiabá, 21 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,69
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Segunda-feira, 21 de Outubro de 2024, 07:40 - A | A

21 de Outubro de 2024, 07h:40 A- A+

Polícia / OPERAÇÃO CRAVATE

FICCO desarticula organização criminosa que dava suporte a líder de facção baiana preso no DF

Advogados são suspeitos de agendar atendimentos por videoconferência e permitir participação de terceiros nas chamadas

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Na manhã desta segunda-feira (21), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Distrito Federal (FICCO/DF), com apoio do Núcleo de Fiscalização do Sistema Prisional - NUPRI - do MPDFT, deflagrou a Operação Cravate, com o objetivo de desarticular esquema que promovia apoio externo a um líder de facção criminosa preso no DF.

Seis mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Brasília do TJDFT, são cumpridos no Distrito Federal e Bahia.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

As informações divulgadas pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAP) indicam que há suspeitas de que diversas pessoas estariam se passando por um advogado, com a conivência deste, para se comunicarem com detentos dentro do sistema prisional do DF. Além disso, lideranças presas estariam utilizando essa rede criminosa tanto para manter a própria comunicação quanto para facilitar o contato externo de outros presos, com o intuito de expandir sua influência e recrutar novos membros para facções criminosas.

O preso suspeito de liderar o esquema possui passagens por organização criminosa e lavagem de dinheiro, motivo pelo qual se encontra preso preventivamente. Além disso, ele também é suspeito de participar do homicídio de um policial federal em Salvador, em setembro de 2023.

Os alvos dos mandados de prisão poderão responder pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 20 anos de reclusão.

Eles também tiveram a suspensão da profissão decretada pela justiça.

As investigações seguem em andamento.

A FICCO/DF é composta pela PF, PRF, SENAPPEN, PPDF, PMDF e PCDF. A Força tem por objetivo a integração e cooperação entre os órgãos de segurança pública em ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade especialmente grave e violenta.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation