PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (31) a operação "Lobo Mau," conduzida pelo Gaeco de Mato Grosso (Gaeco-MT), em colaboração com o Gaeco de São Paulo e várias forças de segurança estaduais e federais. A operação tem o objetivo de desmantelar parte de uma rede criminosa responsável pela produção, armazenamento e distribuição de material de abuso sexual infantil. A operação nacional foi executada em 20 estados e no Distrito Federal, com foco em identificar e prender indivíduos envolvidos em crimes de exploração sexual infantil online.
Em Mato Grosso, as autoridades cumpriram mandados em Cuiabá e Tangará da Serra, onde dois suspeitos foram presos. Em Cuiabá, um diretor de escola foi detido, e em Tangará da Serra, um jovem de 19 anos. A operação contou com o apoio de diversas delegacias especializadas, como a Delegacia de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Delegacia da Mulher de Tangará da Serra.
As investigações, lideradas pelo Gaeco de São José do Rio Preto e pela Polícia Civil de São Paulo, também contaram com a colaboração da Homeland Security Investigations (HSI) dos EUA e da Embaixada dos EUA, visando identificar redes que utilizam plataformas digitais como Telegram, Instagram, Signal, WhatsApp e até mesmo jogos como Roblox para aliciar crianças e adolescentes e produzir conteúdo de abuso.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
No total, 94 mandados de busca e um de prisão foram cumpridos, com equipes de Polícias Civis, Ministérios Públicos e, em alguns estados, apoio das Polícias Militares, que apreenderam dispositivos eletrônicos para análise forense.
A operação destaca a necessidade de combate contínuo a crimes de abuso sexual infantil na internet e a importância de ações integradas entre as forças de segurança.