Cuiabá, 26 de Novembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,81
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Terça-feira, 26 de Novembro de 2024, 10:33 - A | A

26 de Novembro de 2024, 10h:33 A- A+

Polícia / CASO ZAMPIERI

Lobista é preso em operação da PF que apura esquema de venda de sentença no Judiciário de Mato Grosso

Ele foi alvo do único mandado de prisão preventiva expedido pelo STF no âmbito da operação que apura um suposto esquema de venda de decisões judiciais, envolvendo advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O empresário Andreson de Oliveira Gonçalves foi alvo de mandado de prisão, nesta terça-feira (26), em Cuiabá, no âmbito da Operação Sisamnes.

Ele é suspeito de negociar decisões judiciais junto com o advogado falecido, Roberto Zampieri.

Foto: PF

LOBISTA PRESO

 

Os desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, por sua vez, são alvos de busca e apreensão. A casa dos magistrados e os seus gabinetes no judiciário de Mato Grosso estão sendo vasculhados por agentes federais.

A operação, deflagrada pela Polícia Federal, foi autorizada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Além da prisão, Andreson terá seus bens bloqueados em até R$ 6 milhões.

Outro alvo da operação é o advogado Flaviano Taques. A ele foi imposto o uso de tornozeleira eletrônica.

No total, 23 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos. Além disso, também foram expedidas medidas cautelares conta investigados no âmbito da operação como o uso de tornozeleira eletrônica e afastamento da função.

Essa é a segunda vez que o lobista é alvo de uma operação. Em outubro deste ano, ele também esteve na mira da Polícia Federal na Operação Ultima Ratio.

Na oportunidade, agentes federais invadiram a sua residência, localizada no condomínio de luxo Alphavile, em Cuiabá, para dar cumprimento ao mandado de busca e apreensão.

O caso veio à tona depois do assassinato do advogado Roberto Zampieri, em dezembro do ano passado. Por meio da análise do celular do jurista, que foi executado a tiros em frente ao seu escritório, foi possível chegar a

Outros investigados também estiveram na mira da operação, dentre eles, desembargadores, empresários e advogados. Como é o caso da esposa de Andreson, a advogada Mirian Ribeiro Rodrigues de Mello Gonçalves. Ela terá que usar tornozeleira eletrônica e cumprir outras medidas cautelares.

O processo que levou Andreson à prisão é referente à suposta negociação de decisões no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Por conta disso, os servidores Daimler Alberto de Campos, Márcio José Toledo Pinto e Rodrigo Falcão de Oliveira Andrade foram afsatados do cargo.

Daimler é chefe do gabinete da ministra Isabel Gallotti; Rodrigo Andrade é chefe do gabinete do ministro Og Fernandes; e Márcio José já atuou como assessor nos gabinetes das ministras Isabel Gallotti e Nancy Andrighi.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation