ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O empresário Andreson de Oliveira Gonçalves foi alvo de mandado de prisão, nesta terça-feira (26), em Cuiabá, no âmbito da Operação Sisamnes.
Ele é suspeito de negociar decisões judiciais junto com o advogado falecido, Roberto Zampieri.
Foto: PF
Os desembargadores Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, por sua vez, são alvos de busca e apreensão. A casa dos magistrados e os seus gabinetes no judiciário de Mato Grosso estão sendo vasculhados por agentes federais.
A operação, deflagrada pela Polícia Federal, foi autorizada pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Além da prisão, Andreson terá seus bens bloqueados em até R$ 6 milhões.
Outro alvo da operação é o advogado Flaviano Taques. A ele foi imposto o uso de tornozeleira eletrônica.
No total, 23 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos. Além disso, também foram expedidas medidas cautelares conta investigados no âmbito da operação como o uso de tornozeleira eletrônica e afastamento da função.
Essa é a segunda vez que o lobista é alvo de uma operação. Em outubro deste ano, ele também esteve na mira da Polícia Federal na Operação Ultima Ratio.
Na oportunidade, agentes federais invadiram a sua residência, localizada no condomínio de luxo Alphavile, em Cuiabá, para dar cumprimento ao mandado de busca e apreensão.
O caso veio à tona depois do assassinato do advogado Roberto Zampieri, em dezembro do ano passado. Por meio da análise do celular do jurista, que foi executado a tiros em frente ao seu escritório, foi possível chegar a
Outros investigados também estiveram na mira da operação, dentre eles, desembargadores, empresários e advogados. Como é o caso da esposa de Andreson, a advogada Mirian Ribeiro Rodrigues de Mello Gonçalves. Ela terá que usar tornozeleira eletrônica e cumprir outras medidas cautelares.
O processo que levou Andreson à prisão é referente à suposta negociação de decisões no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Por conta disso, os servidores Daimler Alberto de Campos, Márcio José Toledo Pinto e Rodrigo Falcão de Oliveira Andrade foram afsatados do cargo.
Daimler é chefe do gabinete da ministra Isabel Gallotti; Rodrigo Andrade é chefe do gabinete do ministro Og Fernandes; e Márcio José já atuou como assessor nos gabinetes das ministras Isabel Gallotti e Nancy Andrighi.