PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A Polícia Civil de Mato Grosso, por intermédio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop (MT) deflagrou na manhã desta quinta-feira (24) a Operação Codinome Fantasma, visando combater um grupo envolvido em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e venda ilegal de armas de fogo.
A organização criminosa está sendo alvo de uma série de ações, com um total de 143 ordens judiciais emitidas pela 5ª Vara Criminal da Comarca de Sinop. As medidas incluem 63 mandados de prisão, 65 de busca e apreensão em residências, 14 bloqueios de contas bancárias e a suspensão das atividades de uma pessoa jurídica envolvida.
As investigações começaram em fevereiro deste ano, após a Polícia Civil de Sinop identificar um esquema de tráfico de drogas que também envolvia lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas de fogo, ligado a uma facção criminosa. Para lavar o dinheiro obtido com o tráfico de entorpecentes, os investigados usavam uma distribuidora de gás e água mineral, localizada na Avenida André Maggi, em Sinop.
O esquema funcionava da seguinte maneira: os valores provenientes do tráfico eram inicialmente repassados para contas bancárias de diversas pessoas, principalmente mulheres ligadas a um dos principais alvos da investigação, identificado como A.J.G. Depois, esses valores eram transferidos para a distribuidora, que devolvia os montantes à organização criminosa como se fossem lucros de atividades lícitas.
A Operação Codinome Fantasma está sendo realizada em cinco cidades de Mato Grosso: Sinop, Sorriso, Cuiabá, Colíder e São José do Rio Claro. Para cumprir os 143 mandados, um efetivo de 250 policiais civis está envolvido na ação, que conta com o apoio da Diretoria do Interior, Diretoria de Atividades Especiais e do Centro Integrado de Operações Aéreas de Segurança Pública (Ciopaer).