Cuiabá, 23 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,54
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Segunda-feira, 23 de Setembro de 2024, 13:40 - A | A

23 de Setembro de 2024, 13h:40 A- A+

Polícia / FRAUDE NO SANEAMENTO

PC divulga número para denúncias sobre serviços investigados no saneamento público de VG

As denúncias podem ser feitas diretamente no número (65) 98144-0355

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

A Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) em Várzea Grande disponibilizou um número exclusivo para receber denúncias relacionadas a fraudes, cobranças indevidas e propinas no serviço de saneamento da cidade. As denúncias podem ser feitas de forma anônima e com sigilo garantido pelo número (65) 98144-0355.

A investigação conduzida pela Deccor revelou diversas fraudes no sistema de saneamento, incluindo a criação artificial de obstáculos para a população obter acesso à ligação de água, além de casos de cobrança de propina para facilitar ou liberar o serviço.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

A Operação Gota d’Água foi deflagrada no dia 20 de setembro para desarticular uma organização criminosa instalada na Diretoria Comercial do Departamento de Água e Esgoto do município de Várzea Grande (DAE-VG), ocasionando um impacto significativo na gestão dos serviços de água e esgoto em Várzea Grande.

Durante a operação foram decretados 123 mandados judiciais, entre prisões preventivas, busca e apreensão, suspensão de função pública, sequestro de bens e bloqueio de valores e medidas cautelares diversas.

A principal medida tomada foi a intervenção imediata do Município de Várzea Grande na diretoria comercial do DAE, para restabelecer a prestação regular e efetiva do serviço público de abastecimento de água e esgoto, que foi cooptado pelo grupo criminoso.

Servidores e ex-servidores da autarquia foram alvos das decisões judiciais, além de um vereador do município identificado como participante do esquema.

Entre as ações de corrupção cometidas na autarquia de saneamento público foram identificadas a cobrança de valores, por servidores públicos, para a execução de serviços da DAE aos consumidores.

As auditorias revelaram prejuízos devido à exclusão ilegal de débitos e à diminuição indevida de faturas são preocupantes, pois indicam um sistema que estava manipulando informações em benefício próprio. A operação não só busca responsabilizar os envolvidos, mas também reestabelecer um serviço público que atenda às necessidades da população de forma justa e transparente.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation