Cuiabá, 26 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,71
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Sexta-feira, 25 de Outubro de 2024, 07:40 - A | A

25 de Outubro de 2024, 07h:40 A- A+

Polícia / OPERAÇÃO CODINOME FANTASMA

PC prende 66 pessoas e apreende armas, drogas e dinheiro em cinco cidades de Mato Grosso

Os mandados foram cumpridos em cinco cidades de Mato Grosso, com um total de 143 ordens judiciais, incluindo buscas, prisões e bloqueios de empresas

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Nesta quinta-feira (24), a Polícia Civil, através da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) em Sinop, Mato Grosso, deflagrou a Operação Codinome Fantasma, que teve como objetivo desmantelar uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro. Ao longo de dez meses de investigação, foi apurado que uma distribuidora de gás e água estava sendo utilizada para lavar o dinheiro proveniente do tráfico.

A 5ª Vara Criminal da Comarca de Sinop autorizou, no âmbito da Operação Codinome Fantasma, a execução de 63 mandados de prisão, 65 mandados de busca domiciliar, 14 bloqueios de contas bancárias, além da suspensão das atividades de uma pessoa jurídica.

No primeiro dia da operação, 43 pessoas foram presas com base nos mandados judiciais, e outras 23 foram detidas em flagrante por crimes como porte ilegal de arma e tráfico de drogas. Além das prisões, foram apreendidos R$ 46 mil, seis armas de fogo, entre pistolas e revólveres, entorpecentes e veículos. A Justiça também determinou o bloqueio de contas bancárias e a suspensão das atividades comerciais da distribuidora, que teve seus bens confiscados. Os mandados foram cumpridos em cinco cidades de Mato Grosso, com um total de 143 ordens judiciais, incluindo buscas, prisões e bloqueios de empresas.

A investigação da Derf de Sinop, além de desmantelar uma rede de tráfico de drogas, também revelou um esquema de comércio ilegal de armas de fogo. O dinheiro obtido através dessas atividades ilícitas era lavado por meio de uma distribuidora de gás, que, ao movimentar o dinheiro, o devolvia à organização criminosa com a aparência de legalidade.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou a complexidade e a eficácia da operação, elogiando o trabalho qualificado da Polícia Civil em Sinop.

“Foram meses de empenho em apurações silenciosas somados ao levantamento e análises de indícios e provas concretas até chegar desfecho de hoje, com prisões e apreensões. Temos feito o enfreamento ao crime organizado em Mato Grosso trabalhando de forma contínua, com repressão ostensiva das forças policiais nas ruas e inteligência investigativa. Estamos desmantelando, levando criminosos às prisões e fazendo a descapitalização das organizações criminosas”, pontuou o secretário.

O delegado regional de Sinop, Carlos Eduardo Muniz, destacou o trabalho qualificado da investigação que apontou o esquema operado pela organização criminosa e envolveu o emprenho de diversos setores da Polícia Civil. “Esse combate qualificado ao crime organizado permanecerá e o nosso trabalho continua permanentemente para trazer mais tranquilidade à população mato-grossense”.

Codinome Fantasma

As investigações da Operação Codinome Fantasma começaram em fevereiro deste ano, quando a Polícia Civil de Sinop identificou um esquema de tráfico de drogas que também envolvia lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas de fogo. Os envolvidos no esquema usavam uma distribuidora de gás e água em Sinop para lavar o dinheiro obtido com as atividades criminosas, dando aparência de legalidade aos recursos ilícitos. Ao longo dos meses, a investigação aprofundou a conexão entre esses crimes, resultando na operação realizada em outubro.

Álbum de fotos

Reprodução: PJC-MT

Reprodução: PJC-MT

Reprodução: PJC-MT

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation