Cuiabá, 06 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,46
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024, 08:35 - A | A

04 de Outubro de 2024, 08h:35 A- A+

Polícia / OPERAÇÃO SANSÃO

Polícia Civil deflagra nova fase de operação para apurar denúncias de maus-tratos a animais em Cuiabá e VG

A operação de combate aos maus-tratos contra animais iniciou nesta sexta-feira (4) com a verificação de denúncias em 75 endereços

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

A Polícia Civil, através da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), deflagrou nesta sexta-feira (4) uma nova fase da Operação Sansão, voltada ao combate aos crimes de maus-tratos contra animais domésticos. A ação coincide com o Dia Internacional de Proteção aos Animais e tem como objetivo investigar denúncias de maus-tratos em Cuiabá e Várzea Grande.

Essa operação é uma resposta às crescentes denúncias sobre abusos contra animais domésticos, e visa aplicar a legislação vigente, que prevê punições rigorosas. O crime de maus-tratos é punido com reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição da guarda do animal. Em casos de morte do animal, a pena pode ser aumentada de um terço a um sexto, e as multas variam de um a 40 salários-mínimos, de acordo com a gravidade do caso.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

A operação de combate aos maus-tratos contra animais iniciou com a verificação de denúncias em 75 endereços. Esses locais são alvos de investigações por suspeitas de abuso ou crueldade a animais domésticos, configurando crime ambiental contra a fauna.

Além das equipes policiais, a operação conta com a colaboração da Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal de Cuiabá e do Centro de Zoonoses de Várzea Grande. Durante as ações, além das investigações, também é feito um trabalho de conscientização sobre os procedimentos de denúncia e as consequências legais para quem pratica maus-tratos.

A delegada titular da Dema, Liliane Murata, reforçou o compromisso da delegacia em manter vigilância sobre os maus-tratos a animais domésticos. Ela destacou que qualquer infração será tratada com rigor, aplicando-se a legislação penal cabível contra os infratores.

Operação Sansão

A Operação Sansão, iniciada em 2022 pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema), já investigou mais de 2 mil denúncias de maus-tratos a animais domésticos. Em 2024, a Dema recebeu mais de 1.050 denúncias de crimes contra animais, das quais cerca de 930 estão relacionadas a maus-tratos, demonstrando o aumento significativo de casos e a necessidade de ações constantes.

O nome da operação foi inspirado no caso de Sansão, um cachorro da raça pitbull que, em junho de 2020, sofreu um ato brutal no estado de Minas Gerais, quando teve suas patas traseiras arrancadas por agressores usando um facão. A história de Sansão, porém, tomou um rumo positivo após ele receber uma prótese, desenvolvida em Denver, nos Estados Unidos, e doada pela associação de proteção animal Patas Para Você, o que possibilitou que o cão voltasse a andar.

A operação busca não apenas punir os responsáveis por atos de crueldade, mas também conscientizar a população sobre a importância de proteger os animais e denunciar práticas abusivas.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation