PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (11) a Operação Mercúrio Conectado, com o objetivo de desmantelar um esquema criminoso de venda ilegal de mercúrio líquido pela internet. Durante a operação, a PF cumpriu um mandado de busca e apreensão, visando coletar provas e desarticular a atuação dos envolvidos na comercialização ilegal desse material, que é altamente tóxico e cujo comércio é restrito.
O mercúrio é amplamente utilizado em atividades de garimpo, especialmente na extração de ouro, mas seu uso inadequado pode causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde humana. A venda desse produto sem as devidas autorizações viola normas ambientais e sanitárias, sendo um crime sujeito a penalidades graves.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
A investigação começou a partir da análise de redes sociais através de funcionalidade para vendas conhecida como marketplace. Diante dos fatos, constatou-se que a referida plataforma estava sendo utilizada para anunciar a venda de mercúrio líquido, substância de elevada toxicidade e sujeita a rigoroso controle, utilizada na prática do garimpo ilegal na Amazônia.
A investigada, que usava perfil comercial na plataforma de vendas online, poderá responder pelo crime de contrabando, podendo ser cumulado com outros crimes associados.