Cuiabá, 17 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,66
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Sexta-feira, 26 de Julho de 2024, 17:25 - A | A

26 de Julho de 2024, 17h:25 A- A+

Polícia / PASSOU TRÊS DIAS INTERNADA

Presidiária trans espancada por outros detentos morre no pronto-socorro de Várzea Grande

Conforme a Sesp, a investigação preliminar não aponta que o caso seja uma crime de transfobia.

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Uma reeducanda trans que foi espancada por outros detentos no Complexo Penitenciário Ahmenon Lemon Dantas, em Várzea Grande, faleceu nesta quinta-feira (25) após passar três dias internada no pronto-socorro do município. A vítima, de 37 anos, não teve o nome divulgado.

Na última segunda-feira (22), segundo informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), dois suspeitos foram identificados pela Policia Penal e enviados à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) também foi acionada para auxiliar no processo de investigação do ocorrido.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

A vítima recebeu os primeiros socorros ainda na penitenciária e depois foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) à unidade de saúde.

Conforme a Sesp, a investigação preliminar não aponta que o caso seja uma crime de transfobia.

Entenda o caso

Na segunda-feira (22), a reeducanda foi internada em estado grave após ser agredida por homens onde estava presa. A vítima sofreu múltiplas fraturas e lesões, especialmente no rosto, crânio e região lombar.

Imagens de segurança mostraram os detentos abaixando as câmeras antes do crime. A Sesp informou, no dia da ocorrência, que a polícia está tomando todas as medidas que o caso requer, quanto aos suspeitos. A vítima recebeu os primeiros socorros na unidade e foi transferida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Pronto-Socorro de Várzea Grande, onde foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Gabi estava em uma ala LGBTQIA+ do bloco de trabalhadores, e o crime pode ter ocorrido durante o horário de almoço, momento de convivência entre os reeducandos. A Sesp investiga as circunstâncias do caso.

Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou no dia 22 de maio deste ano, uma proposta que obriga a construção de espaços específicos para a população LGBTQIA+ dentro das prisões brasileiras. A proposta seguiu para avaliação da Câmara dos Deputados.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation