Cuiabá, 04 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,18
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2025, 16:10 - A | A

02 de Janeiro de 2025, 16h:10 A- A+

Política e Eleições / VEJA O VÍDEO

Abilio e Secretária de Saúde manda recado para Unidades de Saúde em Cuiabá: "Vocês têm a obrigação de atender todas as pessoas que aparecerem"

O prefeito de Cuiabá, acompanhado da secretária de saúde e da secretária adjunta de saúde primária, anunciou em suas redes sociais nesta quinta-feira (2) que, a partir de agora, todas as unidades básicas de saúde têm que atender todas as pessoas

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, acompanhado da secretária de saúde, doutora Lúcia Helena Barboza Sampaio, e da secretária adjunta de saúde primária, enfermeira Catarina, anunciou em suas redes sociais nesta quinta-feira (2) que, a partir de agora, todas as unidades básicas de saúde, incluindo postos de saúde e unidades básicas de saúde, têm a obrigação de atender todas as pessoas que procurarem os serviços.

"Estou com a secretária de saúde, doutora Lúcia e com a secretária adjunta de saúde primária enfermeira Catarina. Para dizer que todas as unidades básicas de saúde: posto de saúde, unidade básica de saúde, todos que atende na ponta da rede primária. Vocês têm a obrigação de atender todas as pessoas que aparecerem", anunciou o prefeito Abilio em sua rede social.

O prefeito também destacou, em sua postagem, que "não têm como discriminar por bairro" no atendimento nas unidades de saúde. Ele enfatizou que a área de abrangência da saúde da família é definida por um programa especial do Governo Federal, que visa garantir atendimento a todos, independentemente da localização, como parte de um esforço para oferecer saúde de qualidade a toda a população de Cuiabá.

Abilio completou sua declaração afirmando que todas as unidades de saúde básica de Cuiabá não têm mais limitação territorial para o atendimento. Ele reforçou que qualquer unidade de saúde deverá atender qualquer pessoa, sem a necessidade de agendamento prévio. O atendimento será realizado durante todo o expediente, do primeiro até o último horário de funcionamento, garantindo acesso à saúde sem barreiras.

"Todas as unidades de saúde básica não tem limitação de território para atendimento, então qualquer unidade de saúde tem que atender qualquer pessoa sem agendamento, não tem a necessidade mais de agendamento. O dia inteiro, do primeiro horário da manhã até o último horário do dia de expediente", afirmou Abilio.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

O prefeito de Cuiabá explicou que o agendamento nas unidades básicas de saúde será mantido apenas para casos especiais que exigem acompanhamento da saúde da família, para atender as pessoas que precisam de horários específicos. E que, qualquer paciente, que se dirigir a uma unidade básica de saúde deve ser atendido no local. Caso seja identificado que o paciente precise de atendimento urgente, ele será encaminhado para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

"Agendamento tem que ser feito para casos especiais de acompanhamento da saúde da família para cuidar das pessoas que precisam do horário marcado para isso. Qualquer paciente que for a uma unidade básica de saúde tem que ser atendido por lá e se chegar na Unidade Básica de Saúde e identificar que é classificação de urgência, manda para as UPAS. Não é para as UPAs deixarem de atender verde e azul. As UPAs continuam atendendo todo mundo", concluiu Abilio Brunini.

Na classificação de triagem das UPAs, os pacientes são atendidos de acordo com a gravidade de seus sintomas, utilizando um sistema de cores para priorizar os casos. As cores verde e azul são associadas a casos de menor urgência, ou seja, problemas de saúde não críticos que não exigem intervenção imediata.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation