PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), tomou posse no dia 1º de janeiro de 2025, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo na história da cidade e com a promessa de romper com práticas políticas tradicionais e implementar uma gestão moderna, baseada em planejamento e ações concretas para resolver os problemas da cidade. Moretti iniciou sua gestão em uma semana marcada por intensas atividades, reafirmando seu compromisso com mudanças significativas para o município.
Primeira Semana de Gestão
A semana inaugural foi intensa e repleta de atividades, destacando a determinação de Flávia em iniciar o mandato com ações concretas. Os principais pontos foram:
- Vistoria de atendimento e estrutura física do Pronto-Socorro e Hospital Municipal
Na primeira semana de sua gestão, a prefeita Flávia Moretti, acompanhada da secretária de Saúde, Deisi Bocalon, do vereador Lucas do Chapéu do Sol e de sua equipe técnica, realizou uma vistoria no Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande, como parte de suas ações iniciais para identificar problemas estruturais e no atendimento à saúde. A visita teve como objetivo avaliar de perto as condições da unidade, verificar as principais demandas e planejar intervenções emergenciais e de médio prazo.
Como primeiro ato da atual gestão, na Saúde, a prefeita determinou que a direção do PSMHVG fizesse de imediato uma relação de insumos essenciais para não interromper o atendimento de urgência e emergência. A motivação para o reabastecimento da farmácia veio assim que a prefeita foi abordada por um médico-cirurgião que relatou que estava sem fio adequado para sutura de abdômen.
“Minha prioridade era o DAE, agora se tornou a saúde. É preciso ofertar condições de trabalho aos profissionais, especialmente insumos, bem como melhorar as condições de acolhimento aos pacientes, seja com oferta de profissionais como de estrutura”, disse Morette.
Reprodução: Secom-VG
- Reuniões de Alinhamento e posse do novo secretariado
A prefeita Flávia, acompanhada pelo vice-prefeito Tião da Zaeli, realizou uma série de encontros ao longo de sua primeira semana de gestão. As reuniões envolveram sua equipe administrativa, servidores e representantes da imprensa, com o objetivo de alinhar estratégias e apresentar planos de ação para questões prioritárias no município.
Na quinta-feira (02) ocorreu a posse oficial da equipe do novo secretariado, com destaque para duas nomeações que reforçam a valorização dos servidores públicos de carreira: Elizângela Batista de Oliveira como Controladora-Geral e Maria Rosaine Toledo Rosa assumiu a presidência do Previvag, o Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Várzea Grande. Ambas foram empossadas oficialmente na segunda-feira (06).
- Visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada na Avenida Governador Júlio Campos
A prefeita de Várzea Grande, na última sexta-feira (03), realizou a primeira visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada na Avenida Governador Júlio Campos, acompanhada pelo presidente do DAE, Coronel Sandro Azambuja.
Em entrevista à imprensa, Flávia reforçou que o problema de abastecimento será enfrentado com planejamento estratégico e uma grande força-tarefa. Ela aproveitou a oportunidade para desmentiu informações de que o processo de concessão levaria de 10 a 20 anos, afirmando que a concessão é um processo gradual, mas com resultados visíveis em médio prazo.
O presidente do DAE, Coronel Sandro Azambuja, declarou que a cidade produz nas cinco ETAS cerca de 115 milhões de litros de água tratada diariamente, mas enfrenta desafios na distribuição devido à rede antiga e mal planejada e repleta de vazamentos e também ressaltou a importância de reduzir o desperdício de água, que é tratado como um problema cultural e econômico.
Foto: Matheus Guimarães/Secom VG
- Início dos primeiro reparos no Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande
As reformas e reparos emergenciais no Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSHMVG) têm como objetivo principal aprimorar a infraestrutura da unidade para proporcionar melhores condições de atendimento aos pacientes e um ambiente de trabalho mais adequado para os profissionais de saúde. Essas melhorias buscam atender à demanda crescente, assegurando a qualidade dos serviços de saúde prestados à população e aumentando a eficiência do atendimento.
Na última segunda-feira (06), a secretária de Saúde Deise de Cássia Bocalon Maia, retornou ao Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande para acompanhar de perto o início dos reparos e melhorias na unidade. Ela informou que uma das primeiras providências foi a resolução da questão da climatização dos ambientes, que já foi solucionada, proporcionando mais conforto tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
- Parcerias com o Estado
Na manhã desta quinta-feira (09), a secretária de Saúde de Várzea Grande, Deisi Cássia Bocalon Maia, reuniu-se com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, em um encontro técnico para discutir e planejar melhorias no sistema público de saúde do município.
Ainda na quinta, a prefeita de Várzea Grande intensificou sua articulação com o governo estadual ao realizar uma série de reuniões estratégicas. Após encontros pela manhã com representantes da Empaer e do Intemat, ela visitou, no início da tarde, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), acompanhada por Samir Bosso Katumata, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, e uma equipe técnica.