Cuiabá, 27 de Abril de 2025
DÓLAR: R$ 5,69
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Segunda-feira, 12 de Agosto de 2024, 13:40 - A | A

12 de Agosto de 2024, 13h:40 A- A+

Política e Judiciário / CAIADO EM 1° E MAURO EM 3°

Atlas Ranking: saiba quem são os governadores com a melhor avaliação no Brasil

A pesquisa AtlasIntel divulgada no último sábado (10) revelou um cenário interessante sobre a popularidade dos governadores no Brasil

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

A pesquisa AtlasIntel divulgada no último sábado (10) revelou um cenário interessante sobre a popularidade dos governadores no Brasil. Em primeiro lugar o chefe estadual mais bem avaliado do Brasil foi o governador de Goiás, Ronado Caiado (UB) que mantém a maior taxa de aprovação entre os governadores do Brasil, com 75% de apoio dos eleitores. Em segundo lugar Rafael Fonteles, do Piauí, com 68% de aprovação e Mauro Mendes (UB), do Mato Grosso, em terceiro, com 64% de aprovação.

 

Completam o top 5 os chefes do Poder Executivo em Mato Grosso, em quarto lugar Jorginho Mello (PL), governador de Santa Catarina, com 60%; e João Azevedo (PSB), na Paraíba, com 59%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece na décima posição, com 53% de aprovação. É a mesma posição que ocupou no ranking do ano passado. 

Governadores mais bem avaliados

  • Ronaldo Caiado (GO) 75%
  • Rafael Fontele (PI) 68%
  • Mauro Mendes (MT) 64%
  • Jorginho Mello (SC) 60%
  • João Azevedo (PB) 59%
  • Helder Barbalho (PA) 58%
  • Wanderlei Barbosa (TO) 57%
  • Elmano de Freitas (CE) 56%
  • Ratinho Jr (PR) 56
  • Tarcísio de Freitas (SP) 53%

Reprodução: AtlasIntel

AA1oArHy.jpg

Avaliação dos governadores

A avaliação detalhada dos governadores revela algumas diferenças significativas na percepção pública sobre seus governos:

Ronaldo Caiado (Goiás) e Rafael Fonteles (Piauí) têm o mesmo percentual de eleitores que consideram seus governos "ótimos" ou "bons" (54%). No entanto, Caiado apresenta uma taxa muito menor de avaliação "ruim" ou "péssimo" (10%), comparado aos 18% de Fonteles.

- Já a petista Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), apesar de ter uma aprovação de 27% para "ótimo" ou "bom", enfrenta a maior taxa de avaliação "ruim" ou "péssimo" entre os governadores, com 49%. Também possui 23% de avaliações "regulares".

Antonio Denarium (Roraima) e Cláudio Castro (Rio de Janeiro) estão empatados com 45% de avaliações "ruim" ou "péssimo", indicando uma percepção bastante negativa de seus governos.

Esses dados mostram uma variação significativa nas percepções dos governos estaduais e podem refletir as diferenças nas políticas implementadas, na gestão dos recursos e nas respostas a desafios regionais.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Reprodução: AtlasIntel

Avaliação dos governadores

Metodologia

A pesquisa Atlas, realizada entre 15 de julho e 4 de agosto, entrevistou 29.694 pessoas em todos os estados brasileiros. O método utilizado foi o recrutamento digital aleatório, com formulários online. A margem de erro varia de 1 a 5 pontos percentuais, dependendo do tamanho do estado, e o nível de confiança é de 95%.

O Instituto AtlasIntel, atua em países como México, Argentina e Estados Unidos, além do Brasil. A empresa coleta os questionários das suas amostras por meio da metodologia Random Digital Recruitment (RDR), com convites aleatórios respondidos por usuários na internet durante uma navegação padrão.

As amostras são calibradas de forma a corrigir “eventual super ou sub-representação de grupos específicos”. Segundo o AtlasIntel, procedimentos específicos de segurança impedem respostas de usuários que já participaram do estudo.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation