ript data-cfasync="false" type="text/javascript" id="clever-core"> /* */
Cuiabá, 05 de Fevereiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,80
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024, 13:40 - A | A

02 de Dezembro de 2024, 13h:40 A- A+

Política e Eleições / ESTÍMULO

Conab realizará leilões de contrato de opção de venda de arroz nesta quinta-feira (05)

As operações visam diversificar, estimular e ampliar a produção do grão no País e contam com recursos de cerca de R$ 1 bilhão

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Na quinta-feira (05), serão realizados três leilões destinados aos agricultores familiares, totalizando 4.754 contratos de 27 toneladas cada. Na sexta-feira (06), serão realizados mais 3 leilões, desta vez para ampla concorrência, ou seja, todos os produtores e cooperativas de arroz poderão participar. Serão 18.518 contratos de 27 toneladas cada.

Para Minas Gerais e Paraná os contratos terão vencimento em 30 de julho de 2025. Já para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o vencimento será em 30 de agosto do ano que vem. Para Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins, os contratos vencem em 30 de outubro de 2025. Os valores de venda também estão estabelecidos de acordo com os prazos de cada vencimento.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

O Contrato de Opção de Venda é uma modalidade de seguro de preços que dá ao produtor rural ou à sua cooperativa o direito, mas não a obrigação, de vender seu produto para o governo, em uma data futura, a um preço previamente fixado.

Esta é mais uma iniciativa do Governo Federal, que retomou a formação de estoques públicos ano passado por meio de Aquisições do Governo Federal (AGF) de milho, e neste ano, por meio das operações de AGF de trigo.

Produção de arroz no País - De acordo com o 2º Levantamento de Grãos da Safra 2024/25, divulgado em 14 de novembro pela Conab, é esperado crescimento na área semeada de arroz, que deve passar de 1,6 milhão de hectares em 2023/24 para 1,77 milhão de hectares no atual ciclo. A semeadura já teve início nas principais regiões produtoras e chega a 77,4% da área, conforme publicado no Progresso de Safra desta semana. Com uma produtividade estimada em 6.814 quilos por hectare, a produção deve ficar acima de 12 milhões de toneladas.

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation