Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,05
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Domingo, 04 de Agosto de 2024, 09:00 - A | A

04 de Agosto de 2024, 09h:00 A- A+

Política e Eleições / RUMO AO ALENCASTRO

Convenção oficializa candidatura de Lúdio a prefeito de Cuiabá e Rafaela Fávaro a vice

As candidaturas aprovadas em ato no ginásio da Lixeira serão registradas na Justiça Eleitoral nos próximos dias

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

A candidatura de Lúdio Cabral (PT) a prefeito de Cuiabá e Rafaela Fávaro (PSD) a vice-prefeita foi oficializada em convenção na manhã deste último sábado (03). A coligação "Coragem e Força pra Mudar" é formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B), pelo PSD e pela Federação PSOL-Rede.

Durante o ato no Ginásio do bairro Lixeira, os partidos também oficializaram a chapa de candidatos a vereadores e vereadoras. As candidaturas aprovadas serão registradas na Justiça Eleitoral nos próximos dias.

"É hora de começarmos a caminhada. Estou muito feliz por liderar um projeto que é de muita gente, de gente que me honra com a sua confiança", disse Lúdio diante dos militantes dos partidos que formam a sua aliança política. O candidato a prefeito reforçou o compromisso com a paridade de gênero, com mulheres ocupando metade dos cargos de comando na sua futura administração, e defendeu uma gestão participativa.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

"Nós vamos governar essa cidade juntos. Nós queremos ao nosso lado os movimentos sociais, os empresários, os trabalhadores e trabalhadoras, os servidores e servidoras públicos, os profissionais liberais, os estudantes, as crianças e os idosos. O nosso povo não merece mais briga política por vaidade e picuinha. Chega de briga, porque quem sofre com isso é a população de Cuiabá", afirmou Lúdio. 

Médico sanitarista, Lúdio ainda lembrou que o principal problema de Cuiabá hoje é a Saúde. "Por onde eu ando, com quem eu falo, o problema citado é sempre o atendimento à saúde. E eu acredito que Cuiabá pode ser uma referência". 

A candidata a vice-prefeita, Rafaela Fávaro, destacou a responsabilidade de representar a juventude e as mulheres na chapa. "Sei que eu represento a força de muitas mulheres que estão ao meu lado e que querem uma Cuiabá melhor, uma Cuiabá mais justa e uma Cuiabá mais próspera. E, neste momento, a honestidade e a integridade serão cruciais para a gente ter essa Cuiabá melhor", discursou Rafaela. 

O presidente estadual do PSD e ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ressaltou a importância da eleição municipal para discutir as questões locais e transformar a realidade das pessoas. "As pessoas querem de fato ver a sua vida melhorar onde ela mora, no seu bairro, na sua cidade, no posto de saúde, na escola do seu filho. Por isso, esse é o debate que temos que fazer", defendeu o ministro. 

Já o presidente do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso, deputado estadual Valdir Barranco, conclamou a militância das forças progressistas. "Não haverá canseira entre  nós, porque a responsabilidade é de cada um, para que possamos fazer de 45 dias de campanha 4 anos de gestão. Vamos à Luta!". 

A presidente municipal da Federação Brasil da Esperança, Lane Costa (PC do B), por sua vez, lembrou que a candidatura de Lúdio Cabral foi construída com muito diálogo entre as lideranças e filiados às siglas da aliança. "Nós conseguimos fazer essa aliança e vamos caminhar juntos por mais ações por Cuiabá, com desenvolvimento urbano, social e cultural".

Eron Cabral, presidente do PV em Cuiabá, pontuou que todos os partidos colaboraram com a elaboração do plano de governo, que será apresentado à Justiça Eleitoral. "É um momento muito democrático e temos muitos desafios pela frente", concluiu. 

Perfil

Lúdio Cabral é médico sanitarista e deputado estadual. Servidor público, sempre atuou no Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá e na Baixada Cuiabana, na rede de atenção básica, nas comunidades e postos de saúde. Foi vereador em Cuiabá por dois mandatos, entre 2005 e 2012. Disputou a Prefeitura de Cuiabá em 2012 e teve 140.798 votos no segundo turno. Em 2014, concorreu ao governo de Mato Grosso e teve 472.507 votos.

Lúdio está no segundo mandato na Assembleia Legislativa. Em 2018, foi eleito deputado estadual com 22.701 votos, sendo o mais votado em  Cuiabá. Na capital, ele recebeu 12.690. Quatro anos depois, em reconhecimento ao trabalho prestado, foi reeleito com o voto de 47.533 eleitores, sendo novamente o mais votado em Cuiabá, onde recebeu 22.356 votos. 

Rafaela Fávaro é presidente do PSD Mulher desde 2020 em Mato Grosso. Foi também presidente da Juventude do PSD Mato Grosso, entre 2017 e 2020. Rafaela é empresária e jornalista, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pós-graduada em Comunicação Empresarial e Transmídia pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation