Cuiabá, 19 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,42
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quinta-feira, 30 de Maio de 2024, 08:00 - A | A

30 de Maio de 2024, 08h:00 A- A+

Política e Eleições / CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Governo de MS e União assinam doação de área para Centro Integrado de Atendimento

A área está situada em localização estratégica para a implantação da política pública de proteção à criança e ao adolescente, pois fica em frente ao prédio da Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Na manhã desta quarta-feira (29), o superintendente do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul (SPU MS), Tiago Botelho, recebeu o secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Carlos Videira. Durante o encontro foi realizada a assinatura do termo de doação de área da União para o Governo do Estado, que será destinado à construção do Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente, em Campo Grande.

"A criação do Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente em frente à Casa da Mulher Brasileira é estratégico, porque a violência doméstica, via de regra, atinge a mulher e seus filhos. Na Casa da Mulher, nós já temos um núcleo de atendimento do Instituto Médico Odontológico Legal para atender não só mulheres vítimas de violência, mas também crianças e adolescentes. Esse é um importante passo da União e do Estado em prol da nossa sociedade, principalmente na proteção das crianças e adolescentes e no combate a todo tipo de violência", afirmou o secretário Carlos Videira.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL 

Centro Integrado de Atendimento

O Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente é uma instituição ou serviço especializado destinado a oferecer um conjunto de atendimentos e serviços integrados a crianças e adolescentes. O objetivo principal desses centros é proporcionar um atendimento humanizado e multidisciplinar, garantindo os direitos e o bem-estar dos jovens em situação de vulnerabilidade.

Com 5.954 m² de área total, o imóvel foi solicitado à SPU pela Sejusp e a SAD realizou o trâmite legal. A área está situada em localização estratégica para a implantação da política pública de proteção à criança e ao adolescente, pois fica em frente ao prédio da Casa da Mulher Brasileira.

O projeto de utilização de imóvel aponta que o espaço será a porta de entrada para casos de violação de direitos, se estabelecendo como pronto atendimento às crianças e seus familiares, com atendimento humanizado, interinstitucional e multiprofissional.

O centro contará com órgãos de segurança pública, atendimento psicossocial, demais agentes de rede de proteção e sistema jurídico como Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.

Como secretaria que atua na administração do patrimônio do Governo do Estado, a SAD realiza as medidas institucionais necessárias para viabilizar a doação do imóvel e oferece o aparato legal para a continuidade do projeto.

"Estamos muito satisfeitos com a assinatura deste termo, porque ela resultará naquilo que é mais importante para a população de MS, que é a entrega de um serviço de qualidade, que será executado pela Sejusp. Esse é o papel da Secretaria de Administração: fazer a transversalidade e apoiar as demais secretarias no desenvolvimento de políticas públicas", comemora o titular da SAD, Frederico Felini.

Para o titular da SPU, Tiago Botelho, o foco no atendimento à população como diretriz no relacionamento entre Estado e União foi essencial para o andamento da doação.

"Quero destacar a prioridade absoluta no atendimento à criança e ao adolescente de Mato Grosso do Sul que empregaram os governos estadual e federal. Essa soma de forças possibilitou a construção do centro que vai criar uma rede de proteção à infância e à juventude de nosso Estado", pontuou Botelho.

Com a doação consolidada, o projeto passa agora à fase de licitação da obra. "Estamos empenhando a maior agilidade possível na viabilização do projeto e conclusão da construção, a fim de entregar o espaço para atendimento à população o quanto antes", concluiu Videira.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation