Cuiabá, 04 de Dezembro de 2024
DÓLAR: R$ 6,00
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024, 13:40 - A | A

03 de Dezembro de 2024, 13h:40 A- A+

Política e Eleições / PEC DO CORTE DE GASTOS

Ministros de Lula são exonerados nesta terça-feira (03) e retornam ao Congresso Nacional para votação do pacote fiscal

A proposta, considerada essencial para o governo, traz uma série de medidas para frear os gastos públicos no País

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Os ministros André Fufuca (Esportes), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Celso Sabino (Turismo) vão deixar os seus cargos, temporariamente, para retornar ao Congresso Nacional. As exonerações provisórias do trio constam na edição desta terça-feira (03), do Diário Oficial da União (DOU).

Fávaro, Fufuca, e Sabino devem, nas próximas semanas, retomarem os postos na Câmara e no Senado para trabalharem na indicação de emendas parlamentares.  O trio deve participar, também, da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do corte de gastos, enviada na noite de segunda-feira (02) pelo governo ao Legislativo.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

A proposta, considerada essencial para o governo, traz uma série de medidas para frear os gastos públicos no País. Entre elas, está a que pretende mudar o cálculo do salário mínimo  e os meios de acesso ao abono salarial. Outra medida importante é a que muda a regra de aposentadoria para os militares.

A expectativa do governo é poupar 70 bilhões de reais nos próximos dois anos. Olhando mais para frente, até 2030, o Planalto espera ter uma redução de gastos da ordem de 327 bilhões de reais.

Fufuca e Sabino são deputados, enquanto Fávaro é senador. Membros do Centrão, eles podem não apenas somar votos importantes para o governo e também participar da articulação com colegas de partidos. A expectativa é votar a PEC de ajuste fiscal até o fim do ano. 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation