ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O Ministério Público de Mato Grosso abriu procedimento para acompanhar as medidas adotadas pelos municípios de Rio Branco e Salto do Céu, atingidos pelas fortes chuvas nesta semana e que deixaram centenas de pessoas desalojadas.
Em Rio Branco, a 367 km de Cuiabá, pelo menos 50 casas foram alagadas pela enchente. Já em Salto do Céu (cidade vizinha) uma tromba d’água causou danos em diversos pontos. Pelo menos 9 pontes foram levadas pela força das águas. O drama vivido por famílias nas duas cidades está registrado em vídeos e imagens feitos pelos próprios moradores.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Segundo o promotor de Justiça Leandro Turmina, o Ministério Público acompanha as providências tomadas pelos Municípios em relação aos decretos de situação de emergência e, também, solicitou que sejam adotadas medidas em relação às áreas sujeitas a desastres naturais, para evitar que novas situações como esta venham a se repetir.
Ele expediu ofícios para a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) requerendo a realização de análise técnica da segurança nas pontes, além de medidas para a reparação e reconstrução das que tiveram danos, bem como apoio das Secretarias de Assistência Social dos Municípios e do Estado para que as famílias atingidas sejam assistidas.
“Nossa Promotoria está acompanhando os trabalhos realizados pelas instituições, participando das reuniões e já dialogando com os gestores sobre medidas a médio e longo prazo. Queremos reforçar a atuação sobre a revegetação das Áreas de Preservação Permanente que margeiam os cursos d'água nos Municípios”, enfatizou.
Rio Branco e Salto do Céu são separados por uma distância de cerca de 10 quilômetros e, juntos, possuem uma população estimada em 8 mil habitantes. “Nossa equipe está acompanhando as famílias desalojadas e a Promotoria está de portas abertas para atender todo aquele cidadão que necessite de orientação e apoio”, concluiu.
Servidores que trabalham na Promotoria de Justiça de Rio Branco atuam como voluntários no recebimento de donativos e no acolhimento dos desalojados.