Cuiabá, 17 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,07
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025, 13:40 - A | A

17 de Janeiro de 2025, 13h:40 A- A+

Política e Eleições / CALAMIDADE PÚBLICA

Wellington Dias comanda ações de ajuda humanitária à população atingida por enchentes em 7 estados

Ordem do presidente Lula é que ministros e Defesa Civil busquem soluções para amenizar as tragédias causadas pelo excesso de chuvas nos municípios de MA, PI, MG, BA, SP, ES e SE

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Diante da situação de calamidade no município de Picos (PI) provocada pelas fortes chuvas, Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome (MDS), liderou, em Brasília, os encaminhamentos junto ao Governo Federal para as providências a serem tomadas na região. Junto com representantes da bancada do estado e do prefeito de Picos, Pablo Santos, a solicitação de apoio à população atingida foi entregue a outros ministros.

Com ênfase na ajuda humanitária e na reconstrução de áreas destruídas, Wellington Dias, reforçou que “o Governo Federal, conforme orientação do presidente Lula, dará todo o apoio às populações de Picos, São Luiz, Uruçuí e Guadalupe, assim como as demais cidades dos outros estados atingidos”, afirmou.

“Neste momento, são oito estados brasileiros que entraram nessa situação de emergência e calamidade. No estado do Piauí, são quatro municípios, em uma situação mais grave. Em Picos, com cerca de 200 mil pessoas atingidas e três mortes, infelizmente. Reforçamos a solidariedade ao nosso povo e todo o apoio”, garantiu o titular do MDS.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Sobre o esforço interministerial, Wellington lembrou que o MDS vai autorizar, na segunda-feira (20), o pagamento unificado do Bolsa Família, com o reconhecimento dos decretos de emergência. Outras medidas são o cofinanciamento do auxílio para atender aos desabrigados, a garantia de apoio com o fomento rural para perdas da agricultura familiar e uma integração de vários ministérios.

Waldez Góes, ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, dirigiu-se às autoridades piauienses e à população piauiense, em especial aos moradores de Picos, que foi mais atingida. Salientou a mobilização de todos os ministérios necessários e do apoio para atender a comunidade piauiense atingida pelas enchentes.

 

Foto: MDS

DIAS E JADER

 

O ministro das Cidades, Jader Filho, lamentou o momento difícil vivido pelas populações. “Vamos trabalhar juntos, seja na reconstrução das casas, para tirar as pessoas das áreas de risco, atuando também na parte da drenagem e contenção das encostas”, afirmou.

“O presidente Lula recriou o Minha Casa, Minha Vida, recriou o Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), para que a gente possa melhorar e dar segurança ao povo de todo o Brasil”, destacou.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que “todo o Governo Federal está mobilizado neste momento para dar apoio à população de Picos”. “Reafirmo o compromisso do Ministério da Saúde, que tem atuado cada vez mais em situações de emergências climáticas, de enchentes, porque é a realidade que vivemos hoje, com kits, medicamentos e um trabalho também de apoio aos municípios na assistência à população”, disse.

Dados do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), mostram que para os próximos dias, a previsão é de chuvas persistentes em quase todo o país. Os acumulados podem ultrapassar 80 milímetros em estados do Centro-Oeste, norte de Minas Gerais, Tocantins, sul do Pará e regiões do centro-oeste do Nordeste.

Também participaram das reuniões o senador Marcelo Castro (MDB-PI), o deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos-PI), o prefeito de Picos (PI), Pablo Santos, e representantes das secretarias dos ministérios.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation