PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Na madrugada desta quinta-feira (16), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, realizou vistorias em unidades de saúde da capital para avaliar as condições estruturais e o atendimento prestado à população nas áreas de urgência e emergência. A ação, que visa identificar problemas e propor melhorias, começou às 23h50 de quarta-feira (15) na UPA de Campinas, e seguiu para o Cais Cândida de Morais.
“Aqui na UPA de Campinas, identificamos diversos problemas. A estrutura está precária, mas vamos buscar alternativas para que ela funcione adequadamente. Há pontos positivos, como a presença de médicos em atendimento, além da pediatria e sala de recuperação em operação. No entanto, equipamentos como o ar-condicionado e a máquina de infusão precisam de reparos. Há muito a melhorar”, afirmou Mabel.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
UPA de Campinas
A primeira visita ocorreu na UPA de Campinas, onde foram identificados problemas estruturais, como a necessidade de reparos em equipamentos como ar-condicionado e máquinas de infusão. Apesar disso, aspectos positivos foram observados, como a presença de médicos em atendimento, além da pediatria e sala de recuperação em operação.
Durante a inspeção, o controlador-geral do município, Juliano Gomes Bezerra, ressaltou que o atendimento na UPA de Campinas será desafogado com a ampliação da oferta de pediatria em outras unidades, o que permitirá uma reforma mais ágil.
Cais Cândida de Morais
Em seguida, a comitiva visitou o Cais Cândida de Morais, onde as instalações apresentavam melhores condições. No entanto, pacientes relataram a falta de atendimentos especializados, como ortopedia e cardiologia. O prefeito garantiu que trabalhará para atender às necessidades identificadas e destacou que, embora haja medicamentos e insumos disponíveis, ainda há muito a ser melhorado, incluindo a organização de escalas e ajustes em diversos pontos.
“As dificuldades ainda são grandes, mas vamos trabalhar para atender às necessidades identificadas”, garantiu o prefeito. “Precisamos melhorar muito, por outro lado, já temos medicamentos e insumos disponíveis, o que é um avanço. As mudanças não acontecem de forma imediata, mas com empenho vamos alcançar o padrão desejado. Precisamos organizar escalas e ajustar vários pontos”, concluiu Mabel.
Além do prefeito, também participaram da comitiva: o médico e ex-interventor estadual na área da Saúde, Márcio de Paula Leite; o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer; e o controlador-geral do município, Juliano Gomes Bezerra.