PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Nesta quarta-feira (5), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) protocolou um novo ofício detalhando uma série de solicitações que busca minimizar os impactos negativos dos atrasos nas obras do Bus Rapid Transit (BRT) no comércio e serviços. O documento foi direcionado tanto ao Governo de Mato Grosso como à Prefeitura de Cuiabá reforçando sobre os desafios enfrentados pelos empresários e buscar soluções para mitigar os efeitos na economia local.
Em recente sondagem realizada pela CDL Cuiabá com empresários localizados à Avenida Rubens de Mendonça (do CPA), foi identificado que 90% das empresas foram impactadas negativamente pelas obras. Houve uma redução de 36% no faturamento quando comparado com 2023. Além de demissões, onde alguns estabelecimentos tiveram que demitir funcionários para reduzir os custos.
De acordo com o documento assinado pelo presidente da CDL Cuiabá, Júnior Macagnam, solicitam respostas do governo e prefeitura em um prazo de até 15 dias úteis.
“Queremos construir, com Governo e Prefeitura, uma forma de resguardar comerciantes e prestadores de serviço afetados. O ambiente era preocupante e ficou ainda mais agora, com a rescisão do contrato da empresa responsável pelas obras”, observa Macagnam.
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Solicitações
- Redução temporária dos impostos: da Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), com desconto de 50% a 100%, dependendo do grau de prejuízo de cada contribuinte afetado.
- Oferta de linhas de crédito especiais: proposta de linhas de crédito especiais para as empresas prejudicadas, com juros baixos de 2% ao ano, e prazos longos de carência de até 24 meses e garantias flexíveis para ajudar os empresários a se reerguerem sem o peso da alta taxa de juros.
Consumidores
Para incentivar a manutenção do consumidor nas regiões afetadas pelas obras, a CDL Cuiabá sugeriu a realização de uma campanha conjunta de marketing como estratégia para incentivar a permanência do consumidor nas regiões afetadas pelas obras. Entre as ações propostas, estão vale-compras para uso em empresas afetadas e o investimento em melhorias na infraestrutura, como exemplo, a sinalização viária e estacionamento gratuito.
Em contrapartida, a CDL Cuiabá irá oferecer consultoria gratuita para os empresários afetados, com capacitação em gestão financeira e marketing digital. “Nosso intuito é realmente superarmos esse problema, construindo uma pauta positiva para o comércio cuiabano”, afirmou Macagnam.
Além dessas medidas, a entidade sugeriu no documento a criação de um comitê multisetorial para monitorar o cumprimento das ações propostas e também o andamento da obra propriamente dita.
“Da mesma forma, vamos compartilhar dados sobre vendas, empregos e inadimplência”, informou o presidente da CDL Cuiabá.
A ideia é que o comitê reúna representantes do Governo, da Prefeitura, dos empresários do comércio e dos prestadores de serviço, além da coordenação da entidade.