PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Em um vídeo publicado em suas redes sociais na sexta-feira (03), o ex-prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), se defendeu das acusações sobre o não pagamento da folha salarial dos servidores públicos do município. Ele afirmou que havia "muitas informações desencontradas" sobre a situação e que a ausência de pagamentos poderia ser um "equívoco", algo normal no início de uma gestão.
“Isso pode ter sido um equívoco. O que é normal no começo de gestão. Mas se confirmou o que eu já vinha falando. Deixei no caixa R$ 33 milhões, para se priorizar o pagamento da folha salarial. O mês de dezembro foi um mês atípico. Vocês são testemunhas que durante 7 ano e 11 meses sempre paguei antecipadamente o salário dos servidores públicos da prefeitura no último dia útil do mês corrente", declarou Emanuel.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Emanuel explicou que, devido aos muitos compromissos financeiros de dezembro, incluindo várias folhas de pagamento e atrasos nos repasses, ele precisou fazer um planejamento responsável para garantir o pagamento dos servidores. Ele esclareceu que, conforme estipulado pela Constituição, o pagamento da folha salarial foi programado para o 5º dia útil do mês subsequente.
"Como o mês de dezembro teve muitos compromissos, várias folhas, atrasos de repasses, então tive que fazer um planejamento com toda a responsabilidade. Planejei o pagamento da folha salarial dos servidores para o 5° dia útil do mês subsequente como manda a constituição, ou seja, o próximo dia 8 de janeiro, na quarta-feira".
O ex-prefeito Emanuel Pinheiro concluiu afirmando que todos os recursos disponíveis, incluindo os da atenção básica na saúde, do ICMS, da receita própria e do IPVA, somados ao valor que ele deixou em caixa, são suficientes para garantir o pagamento do salário líquido de todos os servidores até o 5º dia útil de janeiro.
"Todos os recursos [recursos da atenção básica na saúde, do ICMS, da receita próprio, do IPVA] somados ao que já deixei em caixa pagam até o 5° dia útil de janeiro o salário líquido de todos servidores. Portanto, não existe salário atrasado na Prefeitura de Cuiabá", concluiu o ex-prefeito de Cuiabá.