Cuiabá, 19 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,42
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 09 de Janeiro de 2024, 08:08 - A | A

09 de Janeiro de 2024, 08h:08 A- A+

Política e Eleições /

Primeira-ministra da França apresentou a renúncia após se reunir com Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu

Depois de superar quase trinta moções de censura na Assembleia Nacional (o Congresso francês), Elisabeth Borne, 62 anos, era frequentemente descrita como desgastada por seus próprios aliados.

RFI
DO METRÓPOLES

primeira-ministra da França, Elisabeth Borne, renunciou nesta segunda-feira (8/1), após se reunir com o presidente Emmanuel Macron no Palácio do Eliseu. De acordo com fontes próximas ao Executivo, espera-se que Macron nomeie o jovem ministro da Educação, Gabriel Attal, como sucessor. Uma jogada que muda certamente o xadrez político das próximas eleições na França.

Elisabeth Borne apresentou sua demissão do governo ao presidente francês, Emmanuel Macron, que a aceitou, anunciou o Eliseu. O chefe de Estado agradeceu a ela “de todo o coração” no X por seu trabalho “exemplar” a “serviço da nação”.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

No início da tarde, a primeira-ministra havia passado pouco menos de uma hora com o chefe de Estado antes de retornar a seu gabinete com um sorriso tenso, sem dizer uma palavra. Seus vinte meses à frente do governo foram marcados pela adoção da impopular reforma da previdência e da controversa lei de imigração.

“No momento em que devo apresentar a renúncia do meu governo, gostaria de lhe dizer o quanto me apaixonei por essa missão, guiada pela preocupação constante, que compartilhamos, de obter resultados rápidos e tangíveis para nossos concidadãos”, escreveu Borne na carta, enviada ao presidente da República e obtida pela agência AFP.

Depois de superar quase trinta moções de censura na Assembleia Nacional (o Congresso francês), Elisabeth Borne, 62 anos, era frequentemente descrita como desgastada por seus próprios aliados.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation