Cuiabá, 22 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,69
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 22 de Outubro de 2024, 16:40 - A | A

22 de Outubro de 2024, 16h:40 A- A+

Política e Eleições / VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Projeto de Lei busca isentar vítimas de pagarem custas processuais após medida protetiva

Conforme o PL n° 3833/2024, a ideia fazer alterações na Lei Maria da Penha para prever que, desde a data do pedido de medida protetiva de urgência que venha a ser concedida e por até 2 anos após sua revogação

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

A senadora de Mato Grosso, Rosana Martinelli propôs um Projeto de Lei para garantir o benefício da Justiça gratuita às mulheres vítimas de violência doméstica que obtém medida protetiva contra seus agressores, sem a necessidade de comprovar hipossuficiência.

Conforme o PL n° 3833/2024, a ideia fazer alterações na Lei Maria da Penha para prever que, desde a data do pedido de medida protetiva de urgência que venha a ser concedida e por até 2 anos após sua revogação, a mulher em situação de violência doméstica e familiar não tenha que arcar com custas processuais.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

“Em muitos casos, o agressor controla ou compartilha as finanças, dificultando o acesso da vítima ao próprio dinheiro. Por isso, é necessário garantir que o processo judicial seja ágil e que nenhuma mulher deixe de buscar ajuda por falta de recursos. Esse projeto tem como objetivo eliminar esses obstáculos e assegurar que todas as vítimas tenham acesso à justiça de forma eficaz e gratuita, protegendo seus direitos e, em muitos casos, suas vidas e as de seus filhos”, justificou a senadora.

O projeto está na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation