PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Na manhã desta sexta-feira (10), a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, juntamente com o vice-prefeito Tião da Zaeli, e a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, receberam a visita do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. Acompanhado de sua equipe técnica, o secretário realizou uma inspeção nas instalações e no funcionamento do Pronto-Socorro e Hospital Municipal (PSHM) e da Maternidade ‘Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo’.
Durante a visita, o secretário de Estado de Saúde e sua equipe técnica se concentraram em avaliar as condições gerais das unidades de saúde, identificar necessidades estruturais e operacionais, além de alinhar estratégias para melhorar os serviços prestados à população de Várzea Grande.
No Pronto-Socorro e Hospital Municipal (PSHM), as discussões focaram nos problemas que impactam diretamente a qualidade da prestação de serviços, destacando os desafios enfrentados pela unidade. Já na Maternidade ‘Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo’, a visita teve caráter técnico e exploratório, com o objetivo de conhecer as instalações e o funcionamento do local, analisando oportunidades de aprimoramento para os atendimentos materno-infantis.
Gilberto Figueiredo destacou que a saúde pública exige qualidade, estrutura física adequada e equipes bem capacitadas. “Nota-se que fizeram um grande esforço neste hospital para oferecer um bom trabalho, porém, os requisitos necessários para isso ainda não estão atendendo às necessidades”, afirmou.
Figueiredo também ressaltou a importância das visitas técnicas para compreender a realidade das unidades de saúde. “Quando um secretário me procura e enfatiza todas as angústias que tem, é uma conversa; mas quando venho in loco e verifico as necessidades, essa realidade muda”, explicou.
A prefeita Flávia Moretti ressaltou a relevância da visita técnica do secretário de Estado de Saúde, destacando que ele ainda não conhecia a estrutura física do Pronto-Socorro e da Maternidade.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Flávia enfatizou que, a partir da sua visita na semana anterior, ela viu a necessidade de envolver o Estado para que ele conhecesse a realidade local. “Sabemos que para a melhoria do Pronto-Socorro e todo o sistema de saúde do município, não basta apenas a contratação de médicos, aquisição de remédios, mas também infraestrutura: obras, reformas, adaptações”, disse, destacando que a transformação do sistema de saúde também depende de investimentos em estrutura física e condições adequadas de funcionamento.
Conforme a prefeita, a visita técnica foi positiva. “O secretário Gilberto Figueiredo realmente viu o que nós precisamos de planejamento e diagnóstico e, de tudo, para que possamos ‘mexer’ na estrutura da saúde de Várzea Grande”.
A secretária Municipal de Saúde, Deisi Bocalon lembrou que fez parte da secretaria de Saúde e da equipe do secretário Gilberto Figueiredo e do governador Mauro Mendes e que eles sempre deixaram claro que as portas do Estado estariam acessíveis a nova gestão e para a população de Várzea Grande.
Flávia acredita que esse apoio do governo do Estado, através do secretário Gilberto, que teve o comprometimento de vir conhecer a realidade e o município, é bem diferente quando se tenta apresentar os problemas por papel ou números.
“É muito melhor vir in loco para ver as questões que nós tentamos narrar. Com a vinda dele, a vistoria e com essa visita in loco mesmo, ele consegue fazer esse diagnóstico e mostrar, e até com a sua experiência, nos orientar de que forma podemos fazer com que essas melhorias cheguem realmente aqui à população várzea-grandense. Fico muito feliz e honrada por ele ter aceito esse convite e, eu tenho certeza de que muitas notícias boas ainda virão”, completou.