PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, deu um passo importante para o avanço na área de desenvolvimento sustentável e gestão de resíduos sólidos ao receber o presidente da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), Pedro Maranhão, na Semad. Durante este encontro, foi assinado um acordo de cooperação técnica para a implementação do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) em Goiás.
A implementação do MTR em Goiás é um marco significativo para o estado e demonstra o compromisso da Semad em promover práticas ambientais mais sustentáveis. Este acordo de cooperação técnica entre a Semad e a Abrema representa um esforço conjunto para enfrentar os desafios relacionados à gestão de resíduos sólidos, trazendo benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade.
Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR)
O MTR é uma plataforma que gerencia e monitora o transporte de resíduos no Brasil. O sistema foi criado com o objetivo de proporcionar maior controle e rastreabilidade sobre o manejo de resíduos, desde a sua geração até a destinação final, garantindo que as normas ambientais sejam cumpridas. Este sistema traz inúmeros benefícios, como:
- Rastreabilidade: permite o monitoramento dos resíduos em todas as etapas do processo, garantindo que sejam tratados e descartados de maneira adequada.
- Transparência: proporciona maior transparência nas operações de transporte e destinação de resíduos, facilitando a fiscalização e o cumprimento das normas ambientais.
- Eficiência: melhora a eficiência na gestão de resíduos ao proporcionar dados precisos e atualizados sobre a quantidade e o tipo de resíduos gerados, transportados e destinados.
- Sustentabilidade: contribui para a promoção de práticas mais sustentáveis, incentivando a redução, reutilização e reciclagem de resíduos.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
A superintendente da Semad, Kaoara Batista, explicou que, com os dados disponibilizados pelo MTR, é possível ter um inventário de todos os resíduos que são gerados e um controle melhor da destinação final ambientalmente adequada. “Com a plataforma, conseguimos também fiscalizar os geradores que estão dispondo inadequadamente seus resíduos”, disse.
Kaoara acrescentou que o sistema também será um aliado importante na educação ambiental, ao conscientizar empresas e a população sobre a importância do descarte adequado. “O MTR é mais uma ferramenta que chega para fortalecer a gestão ambiental no estado de Goiás”.
A secretária Andréa Vulcanis celebrou a parceria com a Abrema. “Esse é mais um passo importantíssimo na gestão dos resíduos sólidos e vai contribuir para que a gente resolva essa questão aqui no estado definitivamente”, afirmou.
Abrema
A Abrema é uma entidade que atua na promoção do gerenciamento adequado de resíduos sólidos e na defesa do meio ambiente no Brasil. A associação desempenha um papel importante na articulação entre o setor privado, o governo e a sociedade civil, atuando como um facilitador na implementação de práticas de gestão de resíduos que sejam ambientalmente corretas e economicamente viáveis.
A associação tem abrangência nacional e internacional, e é reconhecida pelo compromisso com a sustentabilidade ambiental e a eficiência operacional. “O objetivo da nova associação é conscientizar a sociedade sobre a importância de reduzir os danos causados ao meio ambiente e combater as mudanças climáticas que ameaçam a civilização humana”, afirmou o presidente da Abrema, Pedro Maranhão.