ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
A ex-deputada federal Rosa Neide deve assumir a presidência do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso sem que haja uma disputa interna.
A confirmação veio do deputado estadual Valdir Barranco (PT), o nome da petista está consolidado e conta com apoio da principal corrente interna, a CNB (Construindo um Novo Brasil), e também do deputado estadual Lúdio Cabral, único que poderia abrir divergência dentro da sigla.
“Rosa é o melhor nome, inclusive com reconhecimento do próprio Lúdio sobre isso. Ele esteve pessoalmente no nosso encontro da CNB, em que apresentamos o Edinho como candidato nacional e a Rosa Neide como estadual, e declarou apoio, inclusive assinando o ato de candidatura dela. Acho que vai ser bem tranquilo”, afirmou Barranco.
Historicamente, o Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso já viveu disputas internas que prejudicaram muito a legenda. Uma delas foi entre o ex-deputado federal Carlos Abicalil e a ex-senadora Serys Slhessarenko. Em outro momento, o partido enfrentou resistência para aceitar que Lúdio fosse candidato ao governo, rachando o partido, entre grupos que na época defendiam a filiação do ex-juiz Julier Sebastião da Silva, em 2014. Devido a existência de várias correntes dentro da sigla, é complicado haver consenso, mas desta vez, a ex-deputada conseguiu reunir grupos opostos no PT.
O processo de eleição da nova direção do PT segue em curso. O prazo para registro de chapas, inicialmente previsto para 14 de abril, foi prorrogado até o dia 28. A eleição está marcada para 6 de julho. “A partir daí, com Rosa eleita, todos nós, junto com ela, cuidaremos do PT para que possamos também dialogar sobre as chapas eleitorais de 2026”, destacou.
Segundo Barranco, apenas após a definição da nova direção estadual e nacional é que o partido deve avançar nas conversas sobre as candidaturas majoritárias e proporcionais. Ele reforçou que o presidente nacional do PT, Edinho Silva, já se comprometeu a participar diretamente dessas articulações e buscar o apoio do presidente Lula para atrair novas lideranças.
Sobre os planos eleitorais de Rosa Neide, o deputado disse que o projeto principal dela é disputar novamente uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas afirmou que o nome dela tem força para outros cargos. “É uma decisão dela, mas ela seria uma excelente candidata ao governo, nesse vácuo de nomes. Também seria um excelente nome para o Senado. Nós teremos duas vagas e isso pode ajudá-la. Mas o projeto principal dela é para a federal, é o que ela tem trabalhado”, afirmou.
ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)
Barranco concluiu dizendo que, seja qual for a escolha de Rosa, ela precisa ser feita com responsabilidade e visão de vitória. “Queremos que, independente da escolha, seja uma escolha responsável, que agregue e que seja vitoriosa”.
A sigla também conta com o apoio do presidente Lula e da cúpula nacional do partido em busca de estruturar a chapa e garantir um desempenho competitivo na eleição. Além da candidatura ao Senado, a estratégia do PT inclui o fortalecimento das alianças para garantir uma vaga na Câmara Federal.