Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,06
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Saúde Sábado, 10 de Agosto de 2024, 11:25 - A | A

10 de Agosto de 2024, 11h:25 A- A+

Saúde / DURANTE INTERNAÇÃO

Homem morre com infecção massiva após ser medicado com probióticos

Paciente foi internado com vários problemas de saúde e tratado com antibióticos. Para mitigar danos do remédio, ele recebeu o probiótico

JULIANA CONTAIFER
DO METRÓPOLES

Diagnosticado com Covid-19, infecção bacteriana nos pulmões, pressão alta, sinais de alcoolismo, tabagista e dano severo nos rins, um paciente japonês de 70 anos faleceu por um motivo inusitado — uma infecção grave causada por um probiótico.

O caso foi registrado na revista científica BMJ Case Reports. O idoso foi encontrado desmaiado em casa e internado imediatamente. No hospital, ele sofreu uma parada cardíaca, mas foi ressucitado. Como parte do tratamento, ele recebeu antibióticos para tratar a infecção pulmonar, além de outros remédios.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Porém, durante a internação, o paciente desenvolveu diarreia, provavelmente pelo uso de antibióticos, que podem desbalancear a microbiota intestinal. Por isso, os médicos começaram a administração de probióticos — o suplemento ajuda a recuperar as bactérias benéficas do intestino.

Getty Images
Ilustração mostra várias bactérias coloridas em fundo verde - Metrópoles
O uso de probióticos é importante para refazer a microbiota intestinal com bactérias boas

Probiótico usado era o padrão

O idoso tomou o probiótico Clostridium butyricum (C. butyricum) em tablets por um mês. Porém, no 58º dia de internação, o paciente começou a reclamar de inchaço na barriga e cansaço. No dia seguinte, os sintomas progrediram para dor — os médicos fizeram uma série de exames, e perceberam que o homem estava com falência de órgãos e um acúmulo alto de gases.

O quadro é chamado de isquemia mesentérica não oclusiva e acontece quando o fornecimento de sangue no intestino é interrompido por razões que não sejam coágulos. Exames mostraram que a bactéria C. butyricum estava presente no sangue do paciente, o que caracteriza uma bacteremia. O paciente morreu no dia seguinte.

Os médicos responsáveis pelo paciente sugerem que o uso deste probiótico seja revisto — ele é considerado o padrão em alguns países, como o Japão.

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation