Cuiabá, 22 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,51
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Saúde Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024, 10:41 - A | A

20 de Setembro de 2024, 10h:41 A- A+

Saúde / EXERCÍCIO FÍSICO

Musculação causa varizes? Médica esclarece

Atividades físicas promovem a saúde vascular, mas pacientes que já tenham varizes devem procurar orientação profissional antes de começar

GUILHERME FABER
DO SPORT LIFE

A busca por um estilo de vida saudável leva muitas pessoas a explorarem diferentes formas de exercícios físico, ou seja, a musculação tem se destacado como escolha popular. Ainda assim, há dúvidas principalmente para novatos, por exemplo: a musculação causa varizes?

Musculação causa varizes? Não!

“Ao contrário, a prática regular de exercícios físicos melhora a circulação venosa. Exercícios aeróbicos combinados a musculação, como caminhadas e ciclismo, ajudam a promover a saúde vascular”, garantiu a angiologista e cirurgiã vascular da Clínica Venous Dra. Cristienne Souza.

Acontece que certos cuidados são necessários para quem tem varizes e busca a musculação. “É de extrema importância começar com orientação profissional e aumentar a intensidade de exercícios físicos e a carga gradualmente. Movimentos de alta intensidade e carga excessiva podem aumentar a pressão nas veias, exacerbando o problema das varizes”, pontuou.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Existe um desconforto estético para grande parte das mulheres e assim a musculação pode ajudar no controle das varizes, prevenir e até amenizar as aparições.

“O exercício de musculação promove o fortalecimento dos músculos, o que melhora a circulação sanguínea e pode ajudar nessa prevenção e no controle das varizes”, complementou a médica.

O que causa varizes?

As varizes são veias dilatadas, alongadas e tortuosas, que geralmente aparecem nas pernas e causam desconforto e inchaço. “São muitas vezes relacionadas a fatores genéticos, idade, gravidez e estilo de vida sedentário. Em casos mais graves, ocorrem complicações mais sérias como edema permanente das pernas, escurecimento e fibrose da pele, feridas, tromboflebite e tromboses”, encerrou a Dra. Cristienne Souza.

Veja também em Sport Life.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation