Cuiabá, 25 de Fevereiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,75
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Saúde Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2025, 15:23 - A | A

24 de Fevereiro de 2025, 15h:23 A- A+

Saúde /

Retomar hobbies de infância faz bem para saúde mental; veja como

Estudo revela que adultos que mantêm atividades lúdicas são mais otimistas e resilientes. Especialistas explicam como reconectar-se com passatempos da infância pode melhorar o bem-estar

JULIANNA BRAGG
DA CNN

Oona Varga passou os invernos de sua infância deslizando sobre o gelo no Steinberg Skating Rink em sua cidade natal, St. Louis, enquanto os verões significavam andar de patins pelas ruas do bairro. O amor de Varga pelos patins começou quando uma amiga lhe comprou um par usado no Craigslist. Ela ficou fascinada desde o momento em que os calçou aos 8 anos.

“Quando eu era mais jovem, andar de patins me trazia uma imensa alegria”, conta. “Eu adorava sentir o vento passando pelo meu cabelo.”

Mas quando Varga entrou na adolescência, os patins gradualmente desapareceram de sua rotina — até alguns anos atrás, quando decidiu investir em um novo par que se ajustasse adequadamente. Aos 22 anos, Varga reacendeu sua paixão pela patinação, acolhendo a ludicidade e a liberdade que isso traz para sua vida diária.

“Quando criança, eu costumava imaginar que estava em um filme dos anos 80 enquanto patinava”, conta Varga. “Agora, isso me traz nostalgia da minha infância.”

 Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Você pode ter se encontrado em uma situação semelhante — pensando em um hobby da infância que amava, mas abandonou conforme cresceu e a vida ficou mais ocupada. Talvez você sonhe em jogar kickball comunitário, organizar uma noite de jogos de tabuleiro, colecionar objetos ou cantar karaokê.

Não importa o que te chama, existe um motivo pelo qual você se sente atraído por essas atividades da infância. E você pode se surpreender com os benefícios que a ludicidade adiciona à sua vida.

Descubra seu estilo natural de jogo

Não sabe o que fazer? Na verdade, você não precisa escolher um hobby antigo, mas pode tentar um novo. Se você quer adicionar mais diversão à sua rotina diária, considere hobbies que se alinhem com sua “personalidade lúdica”, um conceito desenvolvido pelo Dr. Stuart Brown, 92, psiquiatra e fundador do National Institute for Play.

As oito personalidades lúdicas que Brown desenvolveu a partir de entrevistas com clientes permitem que as pessoas descubram seu estilo natural de brincar, embora mais de uma ressoe com a maioria das pessoas, segundo Brown.

Se você ama assumir o comando e organizar, pode ser um diretor, alguém que prospera planejando e executando eventos. Aqueles que anseiam pela emoção de uma vitória podem incorporar o competidor.

Personalidades maiores e mais ousadas podem brilhar como brincalhões, sempre fazendo palhaçadas, ou como contadores de histórias, trazendo a imaginação à vida.

O explorador busca aventura e novas experiências, enquanto o “cinestésico” encontra alegria na atividade física. Se acumular itens raros ou fascinantes te interessa, você pode ser um colecionador, e aqueles atraídos por artes e artesanato se encaixam na personalidade criadora.

Revise um antigo hobby ou encontre um novo

Para muitos, retornar a um hobby da infância é mais do que uma nova forma de entretenimento, mas sim uma fuga dos estressores diários. Se uma atividade já te trouxe conforto quando criança, ela ainda pode ter o mesmo efeito calmante na idade adulta, segundo Ramani Durvasula, psicóloga clínica licenciada e professora emérita de psicologia da Universidade Estadual da Califórnia, em Los Angeles.

Adultos que são altamente lúdicos também são mais positivos sobre o futuro e mais resilientes diante dos desafios, de acordo com um novo estudo divulgado em 9 de fevereiro na revista Frontiers in Psychology.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation