GABRIELA MARACCINI
DA CNN
A médica Romana Novais, 34, realizou no início do mês uma rinoplastia estruturada, uma técnica mais moderna de cirurgia plástica que consiste na reconfiguração da base óssea e cartilaginosa.
A tricologista, casada com o DJ Alok, compartilhou detalhes de sua experiência. “Eu fiz no início de fevereiro, ainda não apareceu o resultado, mas já estou feliz com o resultado que estou tendo até agora, achei que ficou super natural e delicado como eu gostaria”, conta à CNN.
A tricologista relata, ainda, que seu pós-operatório tem sido tranquilo em relação à dor. “O desconforto é em relação à respiração, mas isso é esperado, afinal o edema [inchaço] vai diminuindo aos poucos e ao passar dos meses vai melhorando cada vez mais”, conta.
O que é rinoplastia estruturada?
Em entrevista à CNN, o otorrinolaringologista Frederico Keim, responsável pelo procedimento em Romana, explica o que é rinoplastia estruturada.
“A técnica consiste em pegar a cartilagem do próprio paciente e usá-la em locais que, quando você abre o nariz, geram áreas de fraqueza. Então, ela serve para estruturar essas áreas e, com isso, ter maior controle no pós-operatório sobre o resultado. Quando a pele começa a ter uma retração cicatricial, consegue manter o resultado e uma questão funcional melhor”, afirma Keim.
Diferente das técnicas tradicionais, a rinoplastia estruturada preserva e melhora a funcionalidade nasal, além de garantir uma estética mais harmoniosa.
“A rinoplastia, antigamente, não usava cartilagem. Ou, então, as que eram usadas eram fracas ou pequenas, e, com isso, era muito mais fácil o paciente perder projeção. Os estigmas da cirurgia eram muito mais comuns e os resultados atingidos não eram os mesmos que hoje conseguimos com a evolução da técnica da rinoplastia estruturada”, completa.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: O fato news - FTNBRASIL
Segundo um estudo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), mais de 40% das rinoplastias no Brasil já utilizam essa técnica, com uma taxa de satisfação superior a 90%. O sucesso desse método se deve ao fato de que ele não apenas modifica a aparência do nariz, mas também corrige problemas respiratórios, como desvio de septo e obstruções nasais.
Para quem é indicada a rinoplastia estruturada?
De acordo com Keim, a rinoplastia estruturada é indicada para todo paciente interessado no procedimento. No entanto, a técnica pode ser utilizada para corrigir traumas ou deformidades congênitas, tornando-se uma opção para quem busca refinamento estético aliado ao melhor funcionamento no nariz.
Por outro lado, o procedimento é contraindicado para pacientes que possuem doenças que o impedem de receber anestesia em procedimento eletivo, ou seja, que não é urgente. “Também existe contraindicação em paciente que não tiver a liberação de um cardiologista, de um endocrinologista ou de um hematologista”, afirma.
Cuidados pré e pós-operatórios
Entre os cuidados pré-operatórios da rinoplastia estruturada estão a realização de exames para avaliar marcadores inflamatórios e a condição geral de saúde do paciente. “Também pode ser feito um tratamento de pele quando indicado”, afirma Keim.
No pós-operatório, os cuidados incluem tratamentos para melhorar a cicatrização e a vascularização do nariz, podendo fazer parte procedimentos como laserterapia, led terapia e medicamentos endovenosos, quando indicados.