Cuiabá, 19 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,42
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Saúde Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024, 10:29 - A | A

18 de Setembro de 2024, 10h:29 A- A+

Saúde / DISPOSIÇÃO E FOCO

Saiba os efeitos de tomar guaraná em pó todos os dias

O guaraná em pó é um estimulante natural que aumenta a disposição retardando a fadiga física e mental

RAVENNA ALVES
DO METRÓPOLES

O guaraná em pó é famoso por suas propriedades energéticas e pela alta concentração de cafeína, que ajuda a aumentar a disposição e o foco.

A nutricionista esportiva Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, em Brasília, explica que o guaraná em pó é amplamente utilizado por suas propriedades estimulantes, seja por pessoas que estão concentradas em atividades intelectuais ou que estão treinando para desafios físicos.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Ela também destaca que a quantidade ideal para o consumo varia conforme a sensibilidade de cada pessoa à cafeína, mas o ideal é não ultrapassar meia colher de chá de pó de guaraná.

“O guaraná em pó pode ser consumido diariamente, mas o ideal é evitar o uso contínuo em altas doses para não sobrecarregar o organismo. Alternar dias de consumo ou fazer pausas é uma boa prática para evitar dependência ou tolerância”, orienta a especialista.

O nutricionista Bruno Della Vechia Fiacadori, da Clínica CliNutri, em São Paulo, acrescenta que o uso diário do guaraná em pó é seguro para a maioria das pessoas, desde que elas não tenham problemas gástricos, como gastrite, úlcera ou esofagite.

“Estudos indicam que a dose ideal varia de 2 a 5 gramas por dia, dependendo do peso corporal. Para indivíduos mais leves, recomenda-se cerca de 2 gramas, enquanto pessoas com maior peso podem consumir até 5 gramas”, ensina Bruno.

Rayanne sugere que o guaraná em pó entre como ingrediente em preparações, como sucos, smoothies, iogurtes, shakes proteicos ou, até mesmo, na mistura de água com limão.

“É importante combiná-lo com fontes de fibras ou proteínas para evitar picos glicêmicos. Uma boa dica é usá-lo em sucos verdes pela manhã, misturando ingredientes como couve, limão e gengibre, garantindo um aumento de energia logo cedo”, orienta.

Bruno complementa que não há regra quanto ao horário de consumo, mas é recomendado evitar o estimulante perto do horário de dormir. “Você pode consumir desde um shot pela manhã até misturá-lo em sucos ao longo do dia. O ideal é evitar o consumo do guaraná à noite, já que a cafeína pode prejudicar o sono”.

Confira 4 benefícios do consumo do guaraná em pó:

  • Aumenta a energia e reduz a fadiga: Devido ao seu alto teor de cafeína, o guaraná estimula o sistema nervoso central, ajudando a combater o cansaço físico e mental, proporcionando mais disposição ao longo do dia.

  • Melhora a concentração: O guaraná ajuda a melhorar o foco e a clareza mental, sendo uma ótima opção para quem busca mais produtividade em atividades que exigem concentração.

  • Auxilia na perda de peso: O consumo de guaraná pode aumentar o metabolismo basal, contribuindo para a queima de calorias e auxiliando no controle de peso, especialmente quando aliado a uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios.

  • Ação antioxidante: O guaraná contém compostos antioxidantes como catequinas, que ajudam a combater os radicais livres, promovendo a saúde celular e prevenindo o envelhecimento precoce.

Cuidados no consumo

Embora o guaraná em pó ofereça diversos benefícios, é importante tomar alguns cuidados caso opte pelo uso diário. A nutricionista Rayanne alerta que o consumo excessivo pode causar efeitos colaterais, principalmente devido ao excesso de cafeína.

“Insônia, agitação, taquicardia, dores de cabeça e irritabilidade estão entre os sintomas mais comuns”, esclarece.

Além disso, o guaraná em pó pode interagir com certos medicamentos e suplementos, aumentando o risco de efeitos colaterais quando combinado com medicamentos estimulantes, como os usados para transtornos de atenção, ou com suplementos termogênicos.

Pessoas com hipertensão, problemas cardíacos, insônia, ansiedade, gestantes e lactantes devem consumir com moderação e sempre sob orientação médica.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation