ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O governo brasileiro enviou nesta terça-feira (08), a segunda doação de insumos estratégicos em saúde para o Líbano. A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que fará o terceiro voo de repatriação partiu de São Paulo, às 12h25 (horário de Brasília), com 491 quilos de medicamentos, envelopes para reidratação e seringas descartáveis. A operação foi coordenada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores.
Além dessa carga, a aeronave da FAB transporta 7 toneladas de medicamentos arrecadados em iniciativa coordenada pelo Consulado-Geral do Líbano no Rio de Janeiro. O deslocamento da carga até a Base Aérea de São Paulo contou com o apoio do Ministério da Defesa.
A primeira doação do governo brasileiro foi enviada ao Líbano no domingo (06), após a chegada do primeiro grupo de brasileiros e familiares repatriados. A carga continha 20 mil seringas com agulhas e 4 mil agulhas individuais.
Segundo grupo de repatriados chegou nesta terça-feira (8)
O segundo grupo de brasileiros e familiares resgatados do Líbano chegou ao Brasil na manhã desta terça. O avião da FAB aterrissou às 6h58 na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos. A bordo, 227 passageiros, incluindo 49 crianças, sete delas de colo. Também vieram três animais domésticos.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Levando em conta o primeiro grupo de 229 resgatados que chegou ao Brasil no último domingo, 6 de outubro, a Operação Raízes do Cedro do Governo Federal totaliza 456 pessoas e seis animais domésticos retirados do Líbano.
Assim como no primeiro voo da operação, a prioridade continua sendo para mulheres, crianças, idosos e brasileiros não residentes no Líbano. A estimativa é de que a comunidade brasileira no Líbano reúna em torno de 20 mil pessoas. Cerca de três mil manifestaram interesse em retornar.