Cuiabá, 25 de Fevereiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,75
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Destaque Terça-feira, 25 de Fevereiro de 2025, 11:40 - A | A

25 de Fevereiro de 2025, 11h:40 A- A+

Destaque / PERCENT BRASIL

Na terra dos Campos, Mauro Mendes lidera disputa ao Senado com 21,7%; Janaina Riva crava 19,2%

Levantamento da Percent aponta liderança do atual governador, Mauro Mendes (União), na disputa ao senado, em Várzea Grande, segundo maior colégio eleitoral de MT

ODOCUMENTO
DA REDAÇÃO

Se as eleições para o senado federal fossem hoje, o governador, Mauro Mendes (União Brasil), e a deputada estadual, Janaína Riva (MDB), derrotariam o atual senador, Jayme Campos (União Brasil), em plena Várzea Grande, base eleitoral da família Campos. É o que revela pesquisa da Percent, contratada pela TV Cuiabá e Portal O Documento, e publicada com exclusividade nesta terça-feira (25). A sondagem foi realizada com 400 entrevistados entre os dias 18 e 22 de fevereiro.

Percent calculou a média do 1º e 2º voto, uma vez que teremos duas vagas em aberto ao senado, em 2026. Na consolidação, Mauro lidera com 21,7% das intenções de voto. Em segundo lugar, com 19,2% de preferencia popular, surgiu a deputada estadual, Janaína Riva (MDB). A parlamentar já disse em diversas entrevistas que não vai disputar uma nova reeleição no ano que vem, fato que a coloca diretamente na disputa ao senado ou deputada federal.

 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

O atual senador, Jayme Campos, que já foi três vezes prefeito da “cidade industrial” é o terceiro colocado com exatos 17% das citações. Assim como ocorreu na pesquisa ao Governo, Jayme ainda carrega o desgaste da derrota de seu afilhado político, Kalil Baracat (MDB), que perdeu o comando do Paço Couto Magalhães para a atual prefeita, Flávia Moretti (PL).

Pelo levantamento da Percent, o deputado federal, José Medeiros (PL), é o quarto colocado com 15,3% das citações. Levando em consideração que a margem de erro da pesquisa é de 4,89% para mais ou para menos, Janaína, Jayme e Medeiros estão empatados tecnicamente na segunda colocação da somatória das duas opções de votos ao senado, em 2026.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), está muito distante do pelotão de elite, com magros 5,3% das intenções de voto. Ele é seguido pelos empresários do agronegócio, Antônio Galvan e Odílio Balbinotti, com 2,7% e 2,1%, respectivamente.

Ronye Steffan, sócio da Percent: "Mesmo faltando 14 meses paras às próximas eleições gerais, o cenário eleitoral em Mato Grosso já começa a tomar forma"

“O rescaldo negativo da última eleição, em Várzea Grande, tem sido uma espécie de âncora que puxa o nome do Jayme Campos para baixo. Detectamos tanto na pesquisa ao Governo como ao senado este vetor de rejeição. Como era de se esperar, o Mauro lidera a disputa. No entanto, a Janaína foi a grande surpresa que descobrimos em campo. Se ela se preparar para a disputa majoritária de 2026, poderá se consolidar como uma forte liderança em nível estadual”, assegurou, Ronye Steffan, sócio da Percent.    

Metodologia

A Percent aplicou a técnica “survey”, que consiste em entrevistas individuais com intervalo de confiança de 95%. A coleta de dados, com 400 entrevistados, se deu entre os dias 18 e 22 de fevereiro. A margem de erro é de 4,89% para mais ou para menos. 

 

 

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation