Cuiabá, 07 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,12
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Destaque Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2025, 09:20 - A | A

03 de Janeiro de 2025, 09h:20 A- A+

Destaque / INCLUSÃO

Prefeito de Cuiabá edita decreto que cria Carteira de Identificação para Pessoas com Doenças Raras

“Não estamos apenas criando um decreto, estamos reconhecendo os direitos de pessoas que, por muito tempo, foram invisibilizadas", declarou o prefeito Abilio Brunini

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, iniciou seu mandato com uma importante iniciativa voltada à inclusão e acessibilidade. Ele editou um decreto que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Rara (CIPDR). O anúncio foi feito na quinta-feira (2) e marca um avanço significativo na garantia de direitos e na promoção da dignidade para as pessoas que convivem com doenças raras na cidade.

O decreto da Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Rara (CIPDR) reflete um dos compromissos de campanha do prefeito Abílio Brunini: ampliar a atenção às pessoas com necessidades específicas e assegurar que as políticas públicas sejam acessíveis a todos os cidadãos.

A medida garante prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, com foco especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Essas áreas foram destacadas por Abílio como estratégicas para fortalecer a inclusão social em Cuiabá, promovendo um ambiente mais acessível e equitativo para a população com doenças raras.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

 

A Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Rara (CIPDR), com validade de cinco anos, será emitida mediante a apresentação de laudos médicos que comprovem a condição de saúde. Além de organizar o controle do número de pessoas com doenças raras na capital, a medida oferece benefícios concretos, incluindo:

- Atendimento preferencial em repartições públicas e estabelecimentos privados de uso público;

- Prioridade na matrícula em escolas públicas mais próximas da residência para crianças e jovens em idade escolar.

Abilio Brunini reafirmou que a inclusão será uma bandeira central de sua gestão.“Não estamos apenas criando um decreto, estamos reconhecendo os direitos de pessoas que, por muito tempo, foram invisibilizadas. Este é apenas o começo de um governo voltado para garantir igualdade e oportunidades para todos”.

Álbum de fotos

Reprodução: Secom-Cuiabá

Reprodução: Secom-Cuiabá

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation