Reprodução: Secom-Cuiabá
PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, iniciou seu mandato com uma importante iniciativa voltada à inclusão e acessibilidade. Ele editou um decreto que cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Rara (CIPDR). O anúncio foi feito na quinta-feira (2) e marca um avanço significativo na garantia de direitos e na promoção da dignidade para as pessoas que convivem com doenças raras na cidade.
O decreto da Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Rara (CIPDR) reflete um dos compromissos de campanha do prefeito Abílio Brunini: ampliar a atenção às pessoas com necessidades específicas e assegurar que as políticas públicas sejam acessíveis a todos os cidadãos.
A medida garante prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, com foco especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Essas áreas foram destacadas por Abílio como estratégicas para fortalecer a inclusão social em Cuiabá, promovendo um ambiente mais acessível e equitativo para a população com doenças raras.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
A Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Rara (CIPDR), com validade de cinco anos, será emitida mediante a apresentação de laudos médicos que comprovem a condição de saúde. Além de organizar o controle do número de pessoas com doenças raras na capital, a medida oferece benefícios concretos, incluindo:
- Atendimento preferencial em repartições públicas e estabelecimentos privados de uso público;
- Prioridade na matrícula em escolas públicas mais próximas da residência para crianças e jovens em idade escolar.
Abilio Brunini reafirmou que a inclusão será uma bandeira central de sua gestão.“Não estamos apenas criando um decreto, estamos reconhecendo os direitos de pessoas que, por muito tempo, foram invisibilizadas. Este é apenas o começo de um governo voltado para garantir igualdade e oportunidades para todos”.