RODRIGO LOIS
GE
Vinicius Junior enfrenta nesta quarta-feira a missão de reverter uma desvantagem de três gols no confronto contra o Arsenal na Champions League. Desafio e tanto, mais um na carreira do atacante brasileiro, justamente num momento em que ele e o time do Real Madrid se encontram sob críticas negativas de parte da torcida e da imprensa espanhola.
Vinicius Junior é atualmente o melhor jogador do mundo, e o principal nome do time do maior clube do mundo. Uma equipe que conta com estrelas como Mbappé, Bellingham, Rodrygo, Modric, Courtois, entre outros, comandada pelo técnico Carlo Ancelotti. E em que todos têm sua parcela de responsabilidade sobre o que já aconteceu e pode acontecer com o Real, de bom e de ruim.
Não é exagero dizer que Vini foi, na prática, anulado no primeiro jogo contra o Arsenal. O atacante não atingiu o gol adversário (dois chutes para fora e um bloqueado). Segundo dados da Uefa, ele acertou 15 de 24 passes. Isso dá 62% de acerto, o pior entre todos do Real exceto Brahim Díaz. O brasileiro também não teve sucesso nos três dribles que tentou.
ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)
Vinicius é o jogador com mais dribles nesta edição da Champions: 81 no total. É um dos artilheiros do Real no torneio, com sete gols (ao lado de Mbappé).
Vini Jr brilhou na ida do mata-mata contra o Manchester City, mas ainda não balançou as redes nesta fase eliminatória da Champions. Ele tampouco acertou um chute no gol no confronto contra o Atlético de Madrid, embate que ficou marcado pelo pênalti que ele perdeu no segundo tempo do jogo da volta.
Por outro lado, ele é um dos sete jogadores — o único do Real Madrid — que ganharam três vezes o prêmio de "Melhor da Partida" no torneio, dado pela Uefa a cada jogo da Champions League. O atacante Florian Wirtz, do Bayer Leverkusen, é o único com mais (cinco).
— Vinicius Junior vive um momento bem peculiar na temporada. Se a gente olha friamente os números e a influência dele nos jogos grandes, ainda é decisivo. Ele tem gols e atuações importantes na Champions. Continua sendo um dos jogadores mais temidos do mundo em duelos individuais. Por outro lado, dá para dizer que ele teve oscilações ao longo do ano. Mas chamar isso de "momento de baixa" talvez seja exagero, considerando o nível de exigência que colocam sobre ele. É como se ele tivesse que ser genial o tempo inteiro, o que é praticamente impossível — comentou o ex-jogador Zé Roberto, com passagens pela Seleção, Flamengo, Palmeiras, Santos, Grêmio, Bayern de Munique e Real Madrid.