ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
Os moradores do bairro Coophamil, cansados de não obterem retorno da Prefeitura de Cuiabá, resolveram tomar a frente a situação e se juntaram para realizar a limpeza em uma parte da rua em que estava com muito matagal.
Preocupados com esse período chuvoso em que o mato não para de crescer, muito foco de dengue, zika e chikungunya nos terrenos baldios, a boca de lobo cheia de entulhos e lixos, bem como até animais peçonhentos como cobra e rato.
Eles denunciaram no site da Prefeitura, clicando nesta página Reclame Aqui, um grupo de rapazes se uniram na organização e passaram um dia e meio fazendo a manutenção.
Importante ressaltar que nesta terça-feira (25), o prefeito Abilio Brunini (PL) determinou o endurecimento de medidas contra proprietários de terrenos baldios com acúmulo de sujeira espalhadas na capital.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: OFATONEWS
Agora, proprietários serão multados por fiscais da Ordem Pública, sem notificação prévia. A decisão se embasa no decreto de emergência na saúde publicado no dia 23 de janeiro na Gazeta Municipal, por conta do aumento de casos de dengue e chikungunya.
Em suas redes sociais, o gestor municipal deixa bem claro que a Prefeitura irá multar todos os terrenos baldios por conta do aumento das arboviroses em Cuiabá, lotando Upas e matando a população. "Nós vamos multar todos os terrenos baldios que estão sujos".
O gestor municipal rebate: "Aproveite para regularizar o seu imóvel, se não limpar vai levar multa. E se tomar multa, não adianta chorar não. 'O prefeito por favor'. Não tem essa não", finaliza Abilio Brunini.
A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, explica que é responsabilidade dos proprietários manterem seus terrenos limpos. "O entendimento que fizemos de toda a legislação, nos permite agora, não mais notificar. Mais multar esses proprietários que não cumprem o ônus de serem proprietários de terem seus terrenos limpos.
Já o procurador-geral do município, Luis Antônio Araújo, ressalta que as dívidas não pagas por violações a lei serão cobradas na Justiça. (Não fazendo, vamos escrever na dívida ativa e em seguida vamos executar com ação na justiça e trâmites normais no Poder Judiciário para as penhoras cabíveis para essas pessoas que não cumpriem a Legislação Municipal.