DA REDAÇÃO
A Polícia Militar de Mato Grosso oficializou, em solenidade nesta quarta-feira (04.12), a passagem de comando para as funções de comandante-geral adjunto, corregedor-geral e diretor de Gestão de Pessoas da PMMT. A cerimônia foi realizada no auditório do Quartel do Comando-Geral da instituição.
Para a função de comandante-geral adjunto, o coronel André Wilian Dorileo foi oficializado como o novo gestor. Ele substitui a coronel Francyanne Siqueira Chaves.
O coronel Dorileo ingressou na corporação em 1998 e foi promovido ao posto máximo da PMMT em setembro de 2023. Ao assumir como comandante-geral adjunto, o coronel deixa a função de Assessor Militar do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Ministério Público Estadual. Além disso, foi comandante regional em Barra do Garças e comandante do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam).
Na Corregedoria-Geral da PMMT, o coronel Noelson Carlos Silva Dias assume a função em substituição ao coronel Fernando Augustinho Oliveira Galindo, que passa a ser o novo secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). O coronel Noelson, ao assumir a Corregedoria-Geral, deixa a função de comandante do 10º Comando Regional, em Vila Rica.
Para a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP-PMMT), o tenente-coronel Alessandro Gonçalves Guimarães Ferreira substitui o coronel Daniel Lipi Alvarenga na função. O novo diretor atuava como coordenador do Ciosp Metropolitano e Interior, na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri, esteve presente na solenidade e parabenizou os oficiais que assumem as novas funções, reforçando o compromisso do Estado para o combate à criminalidade.
“Temos um grande desafio, não só contra o crime organizado, mas contra a criminalidade em geral e a Polícia Militar tem um papel muito importante nisso. Estamos entregando condições físicas melhores e avançando em tecnologias, ferramentas e modernidades que logo estarão nas mãos dos senhores. Assim como desejo sucesso ao coronel Fernando, também desejo sucesso na missão de todos os senhores, pois isso também mostra o nosso sucesso”, afirmou o secretário.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, também aproveitou para agradecer aos serviços prestados pelos oficiais que deixam as funções.
“Hoje é um dia em que fazemos a mudança de alguns colegas, compondo um novo time. Mas não posso deixar de agradecer a contribuição de todos, como, por exemplo, da coronel Francyanne, uma mulher que lutou muito e que tem grande contribuição pela Polícia Militar. A PM é um corpo só e temos que zelar por ela, sabemos que é uma missão árdua, mas Deus nos preparou para estarmos aqui e deixar um legado institucional, liderando e influenciando pessoas na posição onde estivermos”, finalizou o coronel Fernando.
Também estiveram presentes na solenidade, a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, coronel PM Grasiele Bugalho; o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel PM RR Héverton Mourett; o corregedor-geral do Detran-MT, coronel PM Juliano Chiroli; o subchefe de Estado-Maior da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira, entre demais autoridades.