Cuiabá, 19 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,41
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Terça-feira, 20 de Agosto de 2024, 13:40 - A | A

20 de Agosto de 2024, 13h:40 A- A+

Polícia / EFICIÊNCIA NA RESOLUÇÃO DE CRIME

Expertise da PC de MT na resolução de homicídios deve ser levada para outros Estados, destacou diretora do Susp

Na segunda-feira (19), durante sua visita à sede da Sesp em Mato Grosso, a diretora do Susp elogiou o trabalho realizado pela polícia do estado, destacando os altos índices de esclarecimento de homicídios

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso tem se destacado nacionalmente pela sua eficiência na resolução de crimes de homicídio, o que chamou a atenção do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo a diretora do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), Isabel Figueiredo, a expertise desenvolvida em Mato Grosso é um exemplo de boas práticas que deve ser replicado em outros estados brasileiros.

Nesta segunda-feira (19), durante sua visita à sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) em Mato Grosso, Isabel elogiou o trabalho realizado pela polícia do estado, destacando os altos índices de esclarecimento de homicídios. Ela ressaltou que o objetivo do Ministério é identificar e disseminar práticas eficazes de segurança pública, como as adotadas em Mato Grosso, para melhorar a eficiência no combate ao crime em todo o país.

O Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo um trabalho brilhante, com índices elevados de esclarecimento de homicídios. Então, nossa ideia aqui é essa, achar boas práticas e reproduzir essas boas práticas no país”.

Índice de crimes no MT

Em 2023, o índice de esclarecimento dos crimes de homicídio no Estado de Mato Grosso alcançou 80%, uma taxa significativamente superior à média nacional de 35% no mesmo ano, segundo um relatório do Observatório da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), que se baseia em dados da Polícia Civil e da Polícia Militar.

No primeiro semestre de 2024, o trabalho de investigação continuou com desempenho notável, atingindo 77,92% dos homicídios esclarecidos. Esse resultado mantém Mato Grosso com um índice de resolução de crimes de homicídio cerca de duas vezes maior que a média nacional, consolidando o estado como um modelo de eficiência na segurança pública no Brasil.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Isabel observou que, mesmo havendo queda nos índices gerais neste ano, o país tem um patamar muito alto de homicídios. “Estamos colocando a redução de homicídios e o esclarecimento de forma prioritária na agenda da política de segurança. Essa redução é fundamental, afinal, a gente está falando do crime contra o nosso bem mais caro, que é a vida”, completou ela.

A diretora do Susp também lançou em Cuiabá, na manhã desta segunda, o 4º Curso Básico de Investigação de Homicídios, que reúne policiais de 11 estados.

Além de abordar a formação de policiais para investigações de homicídios, a diretora disse que veio na Sesp para convidar a instituição para integrar o programa ‘Escuta Susp’, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que tem como finalidade a promoção de apoio psicológico aos profissionais de Segurança Pública.

O secretário Héverton Mourett destacou que o reconhecimento do trabalho na investigação e no esclarecimento de homicídios mostra a seriedade do Governo do Estado nos investimentos feitos e o potencial dos profissionais de Segurança Pública em desenvolver investigações bem-sucedidas nos fatos ocorridos.

“Essas visitas serão sempre bem-vindas porque também trazem expertises do Governo Federal para somar as nossas estratégias e fazer com que a gente, claro, alcance resultados melhores ainda, assinalou Mourett”.

Além do secretário em exercício, Cel Mourett, participaram da reunião os secretários-adjuntos de Integração Operacional e Gestão Sistêmica, coronéis Fernando Tinoco e Thiago Vinícius, respectivamente, superintendentes e diretores de departamentos.   

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation