Cuiabá, 11 de Dezembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,96
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024, 16:20 - A | A

11 de Dezembro de 2024, 16h:20 A- A+

Polícia / OPERAÇÃO FRACTAL

Polícia Federal e IBAMA combatem garimpo ilegal em operação no Maranhão

Operação Fractal interrompe atividades clandestinas com uso de drones e geotecnologia; máquinas foram destruídas e uma pessoa foi presa em flagrante

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Na última terça-feira (11), a Polícia Federal, em colaboração com o IBAMA, deflagrou a Operação Fractal, com o objetivo de combater as atividades ilegais de garimpo nos municípios de Centro do Guilherme e Centro Novo do Maranhão, localizados ao norte da terra indígena Alto Turiaçu. A operação se concentra nas áreas conhecidas como garimpo do Cedral, garimpo do Monte Árido e garimpo do Pica Pau, regiões que têm enfrentado um aumento significativo das atividades ilegais de extração de minérios, gerando impactos ambientais e riscos para as comunidades locais.

Durante a operação as forças policiais estão inutilizando máquinas, motores e outros equipamentos usados na extração ilegal de ouro, bem como na prática de crimes ambientais relacionados ao garimpo ilegal. Muitas das máquinas estavam escondidas na vegetação, mas foram localizadas pelos agentes de segurança com o auxílio de drones de longo alcance e tecnologia de geoprocessamento, que proporcionaram imagens de altíssima resolução.

A medida tem amparo legal no Decreto Federal n. 6.514/2008, que autoriza a destruição/inutilização de instrumentos utilizados na prática de infrações ao meio ambiente, evitando-se, assim, o uso e aproveitamento indevido do material e a exposição do meio ambiente a riscos significativos.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Nos pontos de lavras clandestinas foram localizadas armas de fogo, munições e um pessoa foi presa em flagrante delito pela prática de crime ambiental.

A operação conta com a participação do Coordenação do Comando de Aviação Operacional e do grupo de Bombas e Explosivos, ambos da Polícia Federal, e com o apoio do Centro Tático Aéreo – CTA e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation