Cuiabá, 26 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,71
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Sexta-feira, 25 de Outubro de 2024, 07:58 - A | A

25 de Outubro de 2024, 07h:58 A- A+

Polícia / OPERAÇÃO DISCALCULIA

Polícia Federal investiga associação criminosa suspeita de desviar cota parlamentar no DF

Recursos públicos estavam sendo utilizados para a manutenção de empreendimentos privados

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

A Polícia Federal do Distrito Federal lançou a operação Discalculia na manhã desta sexta-feira (25) para desmantelar uma organização criminosa acusada de desviar recursos públicos relacionados à cota parlamentar e de falsificar documentos para estabelecer uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

As investigações apontam que a associação visava garantir a destinação de verbas parlamentares para essa OSCIP, em um esquema estruturado para obter benefícios financeiros por meio de fundos públicos.

Os crimes investigados incluem associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e peculato-desvio, com o foco em um esquema de desvio de verbas parlamentares e criação fraudulenta de uma OSCIP.

Discalculia

O nome "Discalculia - transtorno de aprendizagem relacionado a números –“ foi dado à operação devido à peculiaridade encontrada nas investigações: uma falsificação na ata de assembleia para a constituição da OSCIP. Contudo, as pessoas indicadas como membros do quadro social naquela data tinham entre 1 e 9 anos de idade, evidenciando a impossibilidade de serem legalmente responsáveis.

A operação da Polícia Federal, mobilizou cerca de 60 policiais que cumprem 19 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em várias localidades: Brasília (DF), Goiânia, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás e Aparecida de Goiânia, todos no estado de Goiás.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation